Conheça uma pousada que sobe e desce ao sabor das cheias da Amazônia

A Pousada Uacari fica na Reserva de Mamirauá, que integra o maior corredor de floresta tropical protegida do planeta

Por: Redação

Por Camila Fróis, da Garupa 

Você já imaginou a sensação de dormir em um bangalô flutuante em um lago repleto de botos, jacarés e pirarucus, cercado por mais de um milhão de hectares de selva amazônica? Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, região de T­­­efé (AM), os hóspedes da Pousada Uacari podem viver essa experiência e ainda remar em igapós na altura da copa das árvores, flagrar onç­­as-pintadas na mata densa e experimentar a saborosa comida ribeirinha –-incluindo peixes locais, tapioca de farinha artesanal e sucos de frutas amazônicas fresquinhas.

JP Borges Pedro/Divulgação
Vista aérea da Pousada Uacari, que fica em plena floresta Amazônica, na região de T­­­efé (AM)

Hospedar-se na Uacari (caso você não seja um pesquisador) é a única forma de conhecer esta que é a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável do país, criada para preservar e manter 1.124.000 hectares de mata nativa, seu povo e sua vida selvagem. A reserva faz parte do maior corredor de floresta tropical protegida do planeta. A uma hora de barco da cidade de Tefé, a Pousada fica em um braço de lago, formado no encontro do rio Solimões com o rio Japurá, e é gerida por moradores de comunidades da Reserva, descendentes de etnias que ocupam a floresta há milhares de anos.

Marcelo Santana/Divulgação
Crédito: ?????????????????????Pôr do sol visto do lago Mamiraua, formado no encontro dos rios Solimões e Japurá

Este pedaço de Amazônia vive duas estações muito diferentes, o que muda também a experiência turística de quem chega: a mata fica totalmente inundada de maio a julho, quando o nível do rio pode subir 12 metros, e seca no restante do ano. Mas mesmo quem vai à Reserva fora do período de cheias passa boa parte do dia na água, em voadeiras ou canoas, cruzando uma sequência de imensos rios e lagos, entrelaçados e cortados por trilhas de terra firme. Nessa época também é possível fazer caminhadas pelas comunidades e na selva.

Marcelo Santana/Divulgação
Crédito: ?????????????????????Macacos de cheiro (Saimiri sciureus cassiquiarensis)

A fauna avistada nas trilhas e até nos arredores dos bangalôs inclui o endêmico macaco uacari (de pelo branco e cara vermelha), o jacaré-açu (que você vai poder cumprimentar da sua varanda), a espalhafatosa cigana (uma ave grande e muito bela) e outras centenas de espécies de araras, garças e tucanos.

Fauna_mamifero_Uacari_branco_Cacajao_calvus_MSS0876
Crédito: ?????????????????????O Uacari branco (Cacajao calvus) é uma das espécies da região

À noite, a maior atração são os passeios de barco, em que o guia costuma desligar o som do motor para que as visitas contemplem as estrelas embaladas pela sinfonia dos bichos da Amazônia.

Saiba mais

As atividades de ecoturismo fazem parte de um programa do Instituto Mamirauá que tem como objetivo gerar uma fonte de renda alternativa para as comunidades locais que viviam apenas da coleta, da caça e da pesca. Por meio da Garupa, plataforma de crowdfunding para iniciativas de turismo sustentável, a equipe da Uacari conseguiu recursos para contratar um professor de inglês por um ano, para melhorar a fluência no idioma dos funcionários da pousada e atendimento ao público formado quase 70% por estrangeiros.

Marcelo Santana/Divulgação
Crédito: ?????????????????????O jacu-cigano (Ophistocomus hoazin) é uma das aves nativas da região

Desde a criação da Reserva, o Instituto Mamirauá coordena mais de 90 projetos de pesquisa, conservação e desenvolvimento comunitário, que atingem cerca de 10 mil pessoas, incluindo atividades de manejo de peixes e árvores da floresta.

Serviço

A Pousada Uacari (pousadauacari.com.br) oferece pacotes de 3, 4 ou 7 noites, incluindo transfer a partir de Tefé, refeições e dois passeios por dia. Há ainda roteiros específicos para observação de aves, avistamento de onças e safári fotográfico.

Como Chegar

A companhia aérea Azul oferece voos a Tefé, a partir de Manaus, com uma hora de duração.

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando – pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.