Curiosidades sobre a Páscoa na República Tcheca

Por: Catraca Livre

Durante décadas a República Tcheca foi dominada pelo comunismo, mas desde 1993, após sua separação da Eslováquia, o governo vem impulsionando um forte crescimento econômico no qual transformou o país em uma potência turística intrigante no leste europeu.

Mesmo a capital Praga, ainda tendo uma arquitetura linear aliada à construções cinzentas, nos tempo de hoje já existem diversos prédios modernos fazendo com que a hotelaria e o turismo se destaquem abundantemente.

Praga por sua vez, é considerada uma das cidades mais lindas do mundo, e todo este cenário não pode faltar na lista do roteiro dos turistas brasileiros.

País encantador, rico em histórias, possui preços baixos, pois a moeda local não é o euro, contém inúmeras atividades em atrações culturais, nas quais são possíveis participar fazendo tudo a pé, além de uma culinária espetacular acompanhada das melhores cervejas do universo.

Prague
Foto © Family Search on Pinterest

A época de Páscoa na República Tcheca é comemorada em 2 dias, sendo eles: domingo e segunda-feira, e o que faz parte das verdadeiras tradições são os preparativos que antecedem a festança.

As mulheres tchecas são responsáveis por decorar os ovos, fazendo pintura artesanal e enfeites e os homens tchecos tem a função de irem para a floresta e cortarem os fios de salgueiro, que servem para a confecção da ‘Pomlazka’, que é uma vara feita com estes fios de forma entrelaçadas e amarrados com fitas coloridas.

A vara (Pomlazka), faz parte do ritual de Páscoa que normalmente são celebrados em cidades pequenas –towns ou vilas, então, na segunda-feira, os homens andam pela vizinhança de casa-em-casa cantando e fazendo barulho, com instrumentos tradicionais de madeira, conhecidos como: ‘Rehtacka’ e por incríveis que pareça: ‘chicoteando’ as mulheres com a famosa ‘Pomlázka’ (vara), representando a força vital e os ovos são símbolos de uma nova vida.

Ritual na República Tcheca
Foto © Prague here we go. com

O mais curioso é que este ritual só pode ser celebrado até o meio-dia, depois deste horário caso alguém quebre as ‘regras’, no caso os homens, eles levam um banho de balde com água fria.

Durante a festa acontece a troca dos ovos coloridos ou de bebidas e esse costume é muito antigo, pois dizem que vem da ‘época pagã’ como celebração da primavera, vida e fertilidade. Entretanto, todo o contexto cristão surgiu apenas depois disso, contudo ocorreu uma mistura de tradições.

Vale a pena ressaltar que ninguém saí ferido nesta brincadeira de Páscoa, pois é tudo muito simbólico, mas, muitas pessoas que não são nativas tchecas ficam sem entender o que está acontecendo e acham estranho este costume, uma vez que ele é bem peculiar e diferente da Europa Ocidental, por exemplo.

Celebrações da Páscoa na República Tcheca
Foto © The Icon on Pinterest

Já na capital do país, na queridinha Praga, este ritual não é muito comum, todavia a cidade fica cheia de mercados e feiras de Páscoa com muito entretenimento, guloseimas caseiras, ovos pintados à mão, o tradicional pão doce em formato de cordeiro chamado: ‘Beránek’, encontra-se também vários tipos de linguiças assadas: ‘Klobása’, presuntos: ‘Pražská šunka’ e o delicioso doce ‘Trdelník’, que são acompanhados pelas cervejas nacionais tchecas (pivo) ou vinho quente: ‘Svařené víno/Svařák’, e claro muito artesanto tais como: rendas, bordados, brinquedos de madeira, cerâmica, vidros decorados, velas perfumadas, bonecos fantoches e diversas lembracinhas ‘Made in Czech’.

Ovos de Páscoa na República Tcheca
Foto © Kraslice.com

Embora a República Tcheca seja um país considerado ‘ateu’ as celebrações religiosas/católicas acontecem por todas as cidades, em especial na Catedral de São Vito, onde ocorrem sermões especiais durante a quaresma e missas no dia de Páscoa, tanto que na praça Velha, que é conhecidíssima na região, eles organizam um palco com apresentações musicais e as crianças podem alimentar ovelhas, cabras e burros que ficam soltos em um grande estábulo verde.

Feliz Páscoa: Veselé Velikonoce!

Para encontrar mais novidades e informações sobre a República Tcheca acompanhe a fanpage e instagram da Valeska Kubik: TCHECAndo.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.