Dez curiosidades sobre o México, adversário do Brasil na Copa

Por: Redação | Comunicar erro

Considerado um dos países mais visitados do mundo, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), o México é um país rico em belezas naturais, culturais e infraestrutura.

Destinos como Cidade do México, Cancun, Playa Del Carmen e Oaxaca, são algumas das paradas obrigatórias para quem deseja conhecer o país. Pensando nisso, a Experimento Intercâmbio Cultural listou 10 curiosidades sobre o principal adversário do Brasil na 1° fase da Copa do Mundo.

Torresigner/iStockphot
Zocalo Square, no centro histórico da Cidade do México

Praias paradisíacas, vulcões cobertos de neve, cidades declaradas Patrimônio Histórico da Humanidade e locais arqueológicos, aliados a excelentes serviços e instalações, fazem a felicidade dos viajantes. Isso sem contar a hospitalidade do povo mexicano, sempre muito receptivo com seus turistas.

Não é à toa que o México tem atraído também a atenção de estudantes, que veem no destino uma possibilidade de aprender outro idioma, desfrutando de todas as suas riquezas.

Curiosidades

1 – A capital do país, Cidade do México, é uma das cidades mais populosas do mundo, está afundando entre sete e quarenta centímetros ao ano por conta da fragilidade de seu solo. Apesar do número expressivo, este fato não representa perigo para seus moradores ou turistas, pois o processo é gradual.

Os visitantes podem observar esse fenômeno no monumento Anjo da Independência, que quando foi inaugurado, em 1910, estava no mesmo nível da rua, e hoje, mais de um século depois, está com um desnível de até quatro metros.

2 – Para os amantes de história o país é destino obrigatório. A Cidade do México possui o maior número de museus do mundo, entre as principais atrações estão a Casa de Frida Kahlo, o Museu de Arte Moderna, Museu Mural Diego Rivera e o Museu Nacional de Arte.

Poncita/Minube
La Casa Azul, no bairro de Cocoyacán, na Cidade do México, foi a residência de Frida Kahlo e de seu marido, o muralista e pintor Diego Rivera

3 – A Universidade Autônoma do México, fundada em 1551, é mais antiga da América Latina. Em 2005 foi eleita pela revista “Times”a melhor universidade da América Latina.

4 –  O Castelo de Chapultepec foi o primeiro castelo construído no continente americano. Construído em 1785, como casa de campo do vice-rei Bernardo de Gálvez, ao longo dos tempos teve diversos usos, como armazém de pólvora e academia militar. Atualmente abriga um jardim botânico, lagos, amostras culturais, bem como o imponente Museu de Antropologia e História.
5 – Além do Espanhol, idioma oficial, o país possui mais de sessenta línguas indígenas. Acredita-se que pouco mais de 1% da população falem exclusivamente essas línguas. Entre esses idiomas locais, o Náhuatl é a que conta com o maior número de falantes.

6 – O chocolate, um dos alimentos mais apreciados em todo o mundo, teve sua origem em 1.500 a.C, na região onde hoje está localizado o país. A civilização Olmeca foi a primeira utilizar o cacau para o preparo de uma bebida amarga, e geralmente temperada com baunilha e pimenta, que era considerada sagrada em alguns rituais religiosos.

7 – A Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe é o segundo santuário católico mais visitado do mundo, com 20 milhões de peregrinos ao ano, só fica atrás da Basílica de São Pedro, em Roma. A basílica está localizada no local onde a santa teria aparecido para o índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin no século 16.

Playa del Carmen, no sudeste do México
Playa del Carmen, no sudeste do México

8 – Civilizações antigas, como os Astecas e os Maias, são estudadas até hoje por conta de seus grandes feitos nas áreas de arquitetura, matemática, sistemas astronômicos e desenvolvimento de linguagem oral e escrita. Berço destas civilizações, o México mantém seus prédios e ruínas em ótimo estado de conservação, considerados Patrimônio Histórico da Humanidade. A cidade de Oaxaca, por exemplo, é para obrigatória entre os turistas.

9 – Por conta de sua localização geográfica privilegiada, o México possui costas voltadas tanto para o oceano Atlântico quanto para o Pacífico e possui aproximadamente 450 praias. As águas claras de diversas tonalidades e areais brancas atraem turistas de todo o mundo. Playa del Carmen, Cancun e Riviera Maya são uns dos destinos mais procurados.

10- Baseada em três principais ingredientes, –milho, feijão e chili (um tempero a base de pimenta, cominho, orégano e alho)–, a culinária mexicana é umas das mais ricas do mundo em proteínas, vitaminas e minerais.  São diferentes pratos típicos, doces e bebidas que conferem ao local sabores e texturas únicos.

Compartilhe: