Dicas imperdíveis de como arrumar a mochila

Por: Catraca Livre

Faz cinco anos que comprei minha amiga laranja, como eu gosto de chamar meu mochilão. A primeira vez que a usei foi para uma viagem de três meses, isso mesmo, pelos Estados Unidos em 2010, depois ela me acompanhou por viagens mais curtas dentro do país, como Rio de Janeiro e Paraty e, quando vim morar na Europa, trouxe minha companheira que foi para todos os lugares comigo.

Não sou uma guru da organização, mas acredito que posso dar algumas dicas para aqueles que querem colocar a mochila nas costas pela primeira vez e se aventurar pelo mundo. Vamos as dicas!

Sapatos primeiro
No meu caso, eu prefiro colocar todo o peso no fundo da mochila e assim o peso total fica mais distribuido. Se você estiver levando botas ou sapatos reforçados, aconselho usá-los na viagem e só guardar na mochila os sapatos mais leves. No meu mochilão pela Alemanha só levei uma bota e minhas Havaianas, o suficiente para 10 dias e sem excesso de peso.

Você não precisa de tanta coisa


Arrumar sua mochila pode ser um exercício de desapego. Garanto a você que não vai ser necessário levar 4 casacos diferentes quando a viagem é no inverno e muito menos 20 blusinhas para uma viagem de uma semana. As contas que eu faço são as seguintes: duas mudas de roupa para cada dia em lugares quentes e uma para lugares frios, três opções de parte de baixo e, além disso, sempre incluo duas roupas mais “arrumadinhas” pois, festas existem para serem curtidas com um pouquinho mais de charme.

Produtos de beleza
Com o limite imposto para quantidade de liquido nos voos, coloco na minha mochila somente desodorante e sabonete deixando o restante para comprar na cidade que eu for. Meninas que amam maquiagem, aconselho comprarem aqueles organizadores dobráveis, vai tomar um espaço, mas, sua maquiagem ficará bem guardada.

Na hora de dobrar
O que mais tem por aí são videos como este, ensinando a forma mais eficaz de dobrar roupa para guardar na mala. Eu particularmente não sigo essas dicas pois, no meu caso, os rolinhos nunca saem pequenos o suficiente, então, dobro do jeito tradicional mesmo e vou colando peças pequenas nos espaços vazios da mala. Uma boa ideia, que eu usei para Alemanha já que todas as peças eram volumosas, são as “vaccum bags”, mas, antes de usá-las, certifique-se que os lugares que vai visitar tem aspirador de pó ou que você é forte o suficiente para sentar nos sacos e deixá-los sem ar.

Tenho quatro dessas e são sempre de muita ajuda. Uma dica, se você possui um saco de dormir que não é do tipo que tem prendedor para ser acoplado do lado de fora da mala, colocá-lo em uma “vaccum bag” pode ser uma solução para ganhar espaço.

Bolsos externos
Deixe neles as coisas que você mais vai precisar no caso de um imprevisto. Por exemplo, toalha, escova e pasta de dente, meia e uma blusa. Caso você fique preso na rodoviária ou aeroporto por mais horas do que o previsto, ter fácil acesso a esses itens pode ser uma mão na roda.