Dicas para visitar o Coliseu em Roma

Por: Catraca Livre

Olá, pessoal! Somos do Blog #PartiuMundo. Falamos sobre viagens, intercâmbio e afins. Moramos ano passado na Irlanda, fizemos um intercâmbio de 1 ano e durante este período nós conhecemos 12 países diferentes. Entre dezembro e janeiro deste ano resolvemos fazer um mochilão e um dos seis países da Eurotrip foi a Itália e optamos por conhecer a famosa cidade de Roma.

Desnecessário comentar, mas é só pensar em Roma e a mente imediatamente se volta para a imagem do lindo, avassalador e deslumbrante Coliseu, o qual está no topo da lista de atrações antigas de Roma.

O extremamente impressionante Coliseu (Anfiteatro Flaviano) construído entre 72-80 dC, durante o Império Romano, pelo Imperador Vespasiano foi um presente ao povo romano. Esta estrutura colossal é reconhecida não só como o maior anfiteatro uma vez construído, mas também como a maior conquista de engenharia e arquitetura que o mundo já viu.

Colosseum_1
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Construído no local de um lago artificial que pertencia a Nero, em 80 dC o Coliseu foi inaugurado por Titus com 100 dias de jogos. Domiciano, irmão mais novo de Titus, completou a construção em 82 dC. A arena foi usada para hospedar eventos de entretenimento público como lutas de gladiadores, caçadas de animais selvagens e execuções públicas. Os romanos por séculos mataram milhares de pessoas a sangue-frio.

Colosseum_3
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

O Coliseu mede 188 por 150 metros de largura. Tem 80 arcos utilizados como entradas. Desta forma, as pessoas podiam entrar ou sair em poucos minutos. Quando estava ativamente em uso, ele acomodava entre 50-80.000 pessoas sentadas.

Colosseum_4
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Depois de quatro séculos de uso ativo, a magnífica arena caiu em negligência e até o século XVIII foi utilizada como fonte de materiais de construção. Embora dois terços do Coliseu original tenham sido destruídos ao longo do tempo, o anfiteatro continua a ser um destino turístico popular, bem como um símbolo icónico de Roma e sua história longa e tumultuada, representando um monumento glorioso mas perturbador da crueldade e do poder imperial romano.

Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Se você planeja visitar este emblema de Roma, então esperamos que algumas de nossas dicas te ajudem a otimizar o seu tempo lá e então você irá se apaixonar por ele como a gente.

Colosseum_6
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Como evitar as longas filas de entrada

Conseguir ingressos para ver o Coliseu não é difícil, mas pode levar algum tempo. As filas para compra de bilhetes em qualquer atração famosa podem ser astronômicas, especialmente durante a temporada de verão. No entanto, gostaríamos de compartilhar algumas dicas sobre como pular as filas.

Colosseum_7
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo
  1. Compre o ticket online: ele sempre poupa tempo de espera na fila para compras.
  2. Roma Pass: ele permite que você visite uma ou duas atrações gratuitas (dependendo de qual Roma Pass você vai comprar) e oferece um desconto para qualquer outra atração que você visita após estes. Compre o seu Roma Pass bem cedinho ou um dia antes e vá direto para o Coliseu para que você evite a fila e as grandes multidões. Nós já contamos todos os detalhes a respeito deste pacote turístico no blog. Leia aqui.
  3. Dirija-se ao Fórum Romano em primeiro lugar: a poucos metros do Coliseu, onde raramente tem uma fila no guichê, você pode comprar um ticket combinado disponível para a entrada para o Coliseu, do Monte Palatino e do Fórum Romano também. Ele é válido por 2 dias então você não precisa visitá-los todos de uma vez.
  4. Compre um tour guiado: você pode pular a fila e obter informações extras a partir do seu guia turístico. Além disso, você pode optar por um áudio-tour, o qual recomendamos para que você possa entender a história por trás desta maravilha arquitetônica. Você evita grandes filas na bilheteria principal indo direto para o guichê do áudio-tour e compra o seu ticket lá mesmo. o áudio-tour é excelente e custa cerca de apenas 4 euros. Definitivamente vale a pena comprar!
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Não importa a maneira que você escolher, chegue ao Coliseu antes das 8:30 da manhã. Como sempre fazemos quando visitamos as atrações mais famosas, nos programamos para chegar nas primeiras horas evitando multidões e desfrutando de um lugar mais calmo e obtendo ótimas fotos com poucos ou nenhum turista destruindo nossas fotos.

Subimos pelas escadas do Coliseu muito, muito rapidamente, então fomos um dos primeiros a estar dentro do Coliseu! :)

Colosseum_9
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Tours guiados

Vale a pena contratar ou não? Bom, tour guiados muitas vezes podem ser um desperdício de dinheiro que deve ser evitado. No entanto, para visitar este monumento de séculos atrás nós recomendamos porque, além de pular o filas, você não vai ficar vagando no Coliseu tentando descobrir como tudo costumava acontecer no passado.

Ela pode ser contratado bem na frente do Coliseu. O tour normalmente leva cerca de 30 minutos onde serão apresentadas as principais características e a explicação da história da estrutura. E então, você está livre para vaguear por si só.

Outra forma seria baixar podcasts gratuitos, mas você não vai poder pular as filas que utilizam o tour guiado. A menos que você esteja contando com as 3 primeiras opções do tópico anterior.

De uma forma ou de outra, você vai desfrutar mais da sua visita se você obter o máximo de informação possível antes ou durante a sua visita. É muito interessante e importante entender como as coisas costumavam acontecer no Coliseu. Quanto mais você pesquisar com antecedência, melhor preparado você estará para a sua visita. Se você não gostar de ler, tem um monte de vídeos do YouTube sobre este local da Roma antiga.

Colosseum_10
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Duração recomendada de visita

Sem contar o tempo que passamos na fila, recomendamos programar entre 2 ou 3 horas de visita. Ficamos lá por cerca de 3 horas porque alugamos áudio-guia e ouvimos cuidadosamente do início ao fim. Você certamente pode gastar menos tempo se você não seguir qualquer tipo guia.

Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo
Colosseum_12
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Dicas gerais de visitante

* Sugerimos o uso de sapatos confortáveis, uma vez que lá tem muitos degraus e exige uma bela caminhada. Além disso, você vai ficar de pé por um bom tempo durante a sua visita à Roma de qualquer forma.

* Leve uma garrafa de água. Traga a sua própria garrafa para economizar dinheiro. Tem bastante lugares para enche-la. Não há nenhum lugar para comprar água no interior do Coliseu, mas há fontes públicas ao redor da cidade. Preste atenção aos sinais que dizem “acqua non-potabile”, que significa água não potável.

* Durante o verão o sol pode ser brutal. Recomendamos carregar com você uma sombrinha para ambos os casos: sombra em um dia de sol e em caso de uma chuva repentina.

* Tente visitar na baixa temporada (entre novembro e fevereiro). Geralmente tem menos visitantes. Fomos em janeiro, mas eu não posso mentir: estava cheio ao meu ponto de vista, mas eu tenho certeza que é mais lotado durante o verão.

* Como você deve fazer em qualquer lugar do mundo, fique atento aos seus pertences, especialmente quando você está na fila porque tem um monte de vendedores ambulantes tentando vender porcaria. Você deve estar preparado para ser incomodado! Deixe o seu passaporte / RG / cartão de crédito no hotel trancados em um cofre.

* Você deve retornar ao Coliseu à noite! É lindo!

Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo
Colosseum_17
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo
Colosseum_18
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Para maiores informações como preços, horários, como chegar, etc, visite o site oficial do Coliseu.

Colosseum_13
Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Alguma pergunta? Nós adoraríamos ajudá-lo e se você já visitou o Coliseu e quer compartilhar suas próprias dicas, seria ótimo! Deixe seus comentários abaixo.

Dicas para visitar o Coliseu por Blog #PartiuMundo

Veja também:

Clique aqui para ver todos os posts sobre atrações em Roma.

Clique aqui para ver todos os posts sobre a Itália.

Clique aqui para ver todos os posts sobre a Europa.

E aí, curtiram? :) Se você já visitou Roma, não deixe de contar pra gente! E se você ainda não foi e tem dúvidas, ficaremos felizes em ajudar. Para nos seguir nas redes sociais, esta é a nossa Fan Page do Facebook, este é o nosso Instagram e este é o nosso Canal no Youtube.

Compartilhe:

Tags:#Mundo