Drops Local Friend: As delícias da culinária mineira

Viva o espírito de diferentes cidades; alugue um amigo local pelo mundo

O site Rent a Local Friend dá dicas para curtir um bocadin’ da capital mineira como um local, através da rica e saborosa culinária mineira. Já dá até para arriscar um mineirês, “Pó pô pó, uai!”

SABORZIN’ BOM DEMAIS DA CONTA

Não é só de boteco que vive Belo Horizonte, já que o Estado de Minas Gerais como um todo é famoso por sua culinária, seja nos pratos bem servidos e aconchegantes, seja nos queijos, doces, e a famosa cachaça mineira.

A culinária local é uma mistura da herança cultural de diversos povos que ajudaram a formar o estado, principalmente durante o ciclo do ouro e mineração. Alguns de seus pratos mais populares são frango com quiabo e quibebe.

As compotas, como geleias e doce de leite com os mais variados acompanhamentos, também são famosos, e é difícil sair de bê-agá sem nenhum pote para dar de presente para alguém.

Qualquer pão de queijo vendido nos arredores é com certeza o melhor que você já provou; e, para beber, um curioso refrigerante: Mate Couro, “bebida de mate e guaraná com aroma de chapéu de couro”, segundo a descrição do fabricante. Literal demais, uai!

Uma curiosidade: o “queijo minas”, famoso no restante do país como um queijo branco coalhado, não é exatamente o queijo minas vendido por aqui. O queijo artesanal vendido em Minas Gerais é um patrimônio cultural imaterial brasileiro, conforme tombamento feito em 2008, e não pode ser vendido além das fronteiras do estado, apesar de ser encontrado em centros de comércio ilegal.

Um dos melhores lugares para garantir o seu, além de outros quitutes tipicamente mineiros, é o Mercado Central, um passeio por si só:

Mercado Central de Belo Horizonte
Onde: Avenida Augusto de Lima, 744, centro. Tel.: (31) 3274-9434
Horário: diariamente das 7h às 18h, domingos até as 13h
Entrada: Catraca Livre