Estudantes constroem foguetes a partir de papel e garrafa PET

Divulgação
Crédito: PaulaAlunos do IFPE testam protótipo de foguete para participar de competição nacional

Alunos de todas as séries dos ensinos fundamental e médio separam material reciclável como papel e garrafas PET para participar de um campeonato cheio de adrenalina: a Mostra Brasileira de Foguetes 2015.

E essa adrenalina começa já, porque o prazo para se inscrever acaba no próximo domingo, dia 21.

É preciso construir foguetes que variam de acordo com o nível do aluno. Os mais simples são feitos a partir de canudos de refrigerantes e canudos de papel e os mais sofisticados, com garrafas PET. Os combustíveis também dependem da série do estudante: simples impulso para os mais novos e água e ar comprimido e água e vinagre com bicarbonato para os mais velhos.

Depois da construção dos foguetes, os participantes devem fazer testes e os lançamentos, pois a marcação da distância alcançada pelos protótipos faz parte do processo de inscrição. Todas as etapas devem ser acompanhadas por um professor.

Em Recife, o IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) será representado por 12 equipes . Segundo  o professor de astronomia  Guilherme Pereira, os alunos alcançaram marcas melhores do que as de 2014, 192 metros, e podem voltar com medalhas.

A inscrição é gratuita, e o resultado será divulgado no site da mostra em agosto.

Em parceria com qsocial

Compartilhe: