Explore os arredores de Oia, o vilarejo mais fotografado da Grécia

Conheça a pitoresca Finikia e a beleza exótica de Amoudi!

Você pode até desembarcar no porto velho, abaixo de Fira, se chegar em navios de cruzeiro e já se impressionar ao ver a capital da ilha, ainda quando estiver subindo pelo teleférico ou mesmo se deslumbrar com a vista esplêndida das casinhas brancas no topo do penhasco nos seus primeiros instantes no porto novo, na baía de Athinios. Mas será em Oia (pronunciamos Ia), que você experimentará a emoção única de não querer perder um detalhe do lugarejo mais famoso das Cíclades.

Com casas esculpidas nas rocha, igrejas com cúpulas azuis (cenário típico da ilha), hotéis e restaurantes com cenários panorâmicos incríveis, becos estreitos e alguns até sem saída, rua principal pavimentada com mármore, lojas que atraem olhares pela variedade de artesanato ou pelas marcas de renome enfim, Oia tende a fazer com que seja válido cada instante ali.

E claro, que o espetáculo mais esperado e aplaudido é o pôr do sol, um dos mais famosos do mundo. Se você quer presenciar, chegue com no mínimo 1 hora de antecedência para garantir um bom lugar no Castelo ou entre as vielas, pois há uma enorme aglomeração de expectadores. A sensação é de que “tudo” na ilha pára, na espera desse momento mágico, que no verão acontece por volta das 19horas.

Depois de curtir esse lugar incrível, se quiser explorar vilarejos próximos, acessíveis com uma caminhada de alguns minutos, recomendo que percorra a pitoresca Finikia, com hotéis luxuosos e vistas panorâmicas para o Mar Egeu. Também é ideal para presenciar o pôr do sol sem uma multidão, algo bem tranquilo e também muito lindo.

Ou se preferir uma acrescentar mais beleza exótica na sua listinha de Santorini, Amoudi, o porto de Oia, será perfeito para você relaxar em um restaurante escolhido, enquanto degusta peixes e mariscos, sentindo a leve brisa do mar, observando o fluxo de turistas e as várias embarcações sofisticadas que realizam os tours privados. Sem falar na paisagem privilegiada das casas de Oia em contraste com as rochas vulcânicas avermelhadas. Você poderá chegar em Amoudi através da extensa escadaria de Oia, descendo a pé ou no lombo de brurros e mulas. Ou utilizando algum veículo, percurso aproximado de 5 minutos.

Então, prepare o calçado mais confortável que tiver, para esse trajeto agradável e mantenha uma câmera fotográfica com batéria carregada e um cartão de memória com bastante espaço, para registar cada segundo nesses cartões postais mencionados. Mais informações sobre Santorini e outros lugares na Grécia, acesse: A Grécia do seu jeito ou no Facebook. Será muito bom ter você por lá.

Texto e fotos: A Grécia do seu jeito