Publicidade

Fãs de literatura e de turismo criam site com dicas e roteiros

Jornalistas tiveram ideia ao ver que as informações sobre o ambiente de autores e de obras eram inconsistentes

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

Um site de turismo com foco em literatura está inovando na forma de sugerir passeios aos leitores. O Roteiros Literários procura colocar na rota de quem gosta do mundo literário o que há por trás dos locais onde escritores e poetas viveram e encontraram inspiração para criar histórias e personagens. Unir literatura e viagem é objetivo principal do Roteiros.

Reprodução
No site, é possível buscar informações a partir da cidade, do escritor ou do livro

No portal, os turistas podem procurar informações a respeito de determinado escritor, cidade ou livro. Ele encontrará dicas e informações a respeito do item pesquisado, que nem sempre estão identificadas nos city tours e em outros guias da localização visitada.

Gabriel Sperandio / Flickr
Buenos Aires foi o destino que originou a ideia do Roteiros Literários

A equipe editorial do Roteiros Literários é composta pelas jornalistas Ana Paula Campos, Andréia Martins, Carolina Cunha e Maria Fernanda Moraes. Andréia Martins conta que a ideia era antiga e que, quando foi a Buenos Aires junto com Carolina Cunha, não encontrou informações a respeito dos pontos ligados à tradição literária da cidade. “Pensamos: como seria legal reunir os lugares que a gente vê nos livros e que existem de verdade para saber onde e como visitá-los. Logo em seguida criamos o nome Roteiros Literários, registramos o domínio e desenhamos o projeto”, conta Andréia.

Divulgação
Um exemplo de roteiro no site é o dos cenários reais da série Harry Potter

Andréia ainda explica que, quando contaram sobre a ideia para as amigas Ana Paula Campos, que conheceram no curso de jornalismo literário da Associação Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), e Maria Fernanda Moraes, elas concordaram em colaborar para que o site tomasse forma.  “Todas são apaixonadas pelo tema e quando falamos da ideia, as duas toparam na hora. Juntas, o projeto ganhou cara, corpo e alma” diz Andréia.

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade