Feira abre portas para brasileiros que desejam estudar na Europa

Há diversas bolsas para estudantes brasileiros além do programa Ciência Sem Fronteiras; saiba mais na feira Euro-Pós 2014

Estudar na Europa é o sonho de muitos estudantes da graduação à livre docência. Agora imagina ganhar uma bolsa de estudo para ingressar em instituições reconhecidas mundialmente? Isso já é uma realidade para centenas de brasileiros, que todos os anos embarcam para estudar em universidades conceituadas, focadas em pesquisas e novos paradigmas de ensino e para viver novas experiências.

 
Créditos: Norbert Hüttermann Fotografie
 

Programas nacionais, como o Ciência Sem Fronteiras, também têm ajudado a levar estudantes para fora do país. A oferta de bolsas é cada vez maior: na Holanda, por exemplo, são 62 programas que oferecem oportunidades aos alunos de graduação ou pós. Na França são disponibilizadas, todos os anos, 190 bolsas a brasileiros e na Alemanha há mais de 80 programas de bolsas para todos os níveis (graduação, mestrado, doutorado e pós-doc).

Informações sobre todas essas oportunidades poderão ser consultadas na Euro-Pós 2014, feira de educação europeia, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo.

A feira é promovida conjuntamente pelas instituições de fomento ao ensino superior da França (Campus France), Alemanha (DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e Holanda (Nuffic – Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional no Ensino Superior) e contará com a participação de países como Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Reino Unido, Irlanda, Hungria, Suíça, Holanda, Alemanha e Itália.

“As bolsas de estudos têm sido um grande atrativo para os brasileiros. São bolsas que cobrem –em sua maioria– todas as despesas, desde as universitárias até os gastos pessoais. E na Euro-Pós será possível conhecê-las e tirar todas as dúvidas”, explica Vincent Gleizes, diretor de marketing do Campus France.

Na Holanda, por exemplo, a maioria das opções de bolsas é institucional, ou seja, ofertada pelas próprias universidades e tem como foco estudantes de pós-graduação. As bolsas dão descontos no valor da anuidade e podem ser integrais ou parciais.

O país possui ainda um programa de bolsas de estudos exclusivo para brasileiros, o Orange Tulip Scholarship, que reúne 23 universidades participantes.

Na França, também são oferecidas várias oportunidades de graduação a doutorado. Entre elas está a Bolsa Eiffel, cujo objetivo é formar futuros líderes estrangeiros, nos setores público e privado, principalmente de estudantes de países emergentes: em especial da Ásia, América Latina, leste europeu, Oriente Médio e dos novos Estados membros da União Europeia.

A Alemanha também possui vários programas voltados aos brasileiros. O país tem enorme interesse em receber os estudantes do Brasil devido às suas qualificações acadêmicas, facilidade no aprendizado do idioma e entrosamento com colegas alemães e de outros países.

Euro-Pós 2014
Quando: 29 e 30/11
Horário: das 14h às 19h
Onde: Centro de Eventos São Luís, rua Luis Coelho, 323
Entrada Gratuita
Informações: www.europosbrasil.com