Grade no jardim do MuBE impede acesso dos visitantes do MIS

Em nota direcionada à imprensa, o Museu da Imagem e do Som – MIS lamentou o fechamento dos jardins do seu vizinho, o Museu Brasileiro da Escultura – MuBE, projetado por Burle Marx (1909-1994). Com essa decisão, os visitantes do MIS não podem usufruir do espaço, que é público, inclusive durante os eventos especiais promovidos pela instituição, como a Maratona Infantil, a Feira Gastronômica e a Green Sunset.

A foto acima foi tirada dentro do MIS e revela a separação imposta pela grade

“O fato gerou o cancelamento da Feira Gastronômica, organizada mensalmente pelo MIS e diminuiu 50% das atividades da Maratona Infantil, realizada na área externa do MIS, evento gratuito e mensal dedicado às crianças e famílias”, revela a nota.

O terreno onde está localizado o MuBE foi cedido pela Prefeitura de São Paulo, no final dos anos 1980, à Sociedade de Amigos dos Museus, na época responsável pela construção de um espaço cultural aberto à comunidade.

Para esclarecer a situação, o Catraca Livre conversou com Olivio Guedes, conselheiro de ambos os museus. Segundo ele, os jardins estão destruídos por conta da Green Sunset, assim como as calçadas do MuBE, que foram destruídas pelo público da exposição do Castelo Rá-Tim- Bum. “A Sunset é um abuso”, disse.

Guedes explicou que o jardim continua aberto ao público, mas sem o acesso direto pelo MIS, e que o objetivo é reabrir os portões assim que os dois museus entrarem em um acordo. “O MuBE assumiu a responsabilidade de cuidar dele e quer que o MIS cuide junto”, afirmou.

Abaixo, leia na íntegra a nota divulgada pelo MIS:

“A Green Sunset, evento mensal do MIS que une arte e música, corre o risco de ter seu espaço significativamente reduzido. O MuBE – Museu Brasileiro de Escultura não irá mais ceder parte de seu terreno para a realização deste evento cultural que, desde 2011, acontece na área externa do MIS e que, para atender um maior número de pessoas e tornar o ambiente mais agradável, utiliza-se de um pequeno espaço do jardim do MuBE.

O portão que separa os museus, que antes era aberto todas as manhãs para conexão dos espaços utilizados como área de convivência, ponto de encontro e descanso pelos frequentadores das instituições foi fechado permanentemente e 24h por dia em meados de julho. O fato gerou o cancelamento da Feira Gastronômica, organizada mensalmente pelo MIS e diminuiu 50% das atividades da Maratona Infantil, realizada na área externa do MIS, evento gratuito e mensal dedicado às crianças e famílias.”