Guia prático orienta visitantes do Louvre

18/06/2014 09:00 / Atualizado em 06/05/2020 16:18

O Louvre é um dos museus mais importantes do mundo. Além disso, o tamanho do seu acervo impressiona. São 35 mil obras, além de exposições temporárias. Dessa forma, escolher o que ver não é tarefa fácil. Pensando nisso, o site Conexão Paris, especializado na cidade, lançou um guia prático para ajudar os brasileiros nessa visita.

 
 

“O Essencial do Louvre”, que custa R$ 36 na versão impressa e R$ 26 no formato para e-book, percorre as principais obras do museu, explicando a importância de cada uma e destaca 18 obras que são ícones de três grandes movimentos artísticos: o Renascimento, o Neoclassicismo e o Romantismo.

 
 

Sobre o Louvre

O Museu foi aberto, em 1793, no local onde era a residência dos reis da França antes que o Palácio de Versalhes fosse construído. Grande parte do seu acervo veio do Museu de Luxemburgo, o primeiro França, inaugurado em 1750.

Na época de Napoleão, o Louvre passou a se chamar Museu Napoleão como forma de promover o Imperador. Já em 1938, quando Hitler invadiu a Áustria e parte da Checoslováquia, as autoridades francesas iniciaram uma operação de evacuação das obras do museu para castelos situados longe do alvo de bombas. Assim, diversas pinturas, incluindo a Mona Lisa, foram transportadas.