Haddad sanciona lei que “transforma” Minhocão em parque

Com a nova lei, população pode ajudar a transformar o elevado em um ambiente mais adequado às atividades de lazer

Nesta quarta-feira, 9, o prefeito Fernando Haddad sancionará o projeto de lei que determina a criação do “Parque Minhocão” – neste caso, o elevado Costa e Silva em dias fechados para carros (segunda a sexta-feira, das 21h30 às 6h30, aos sábados, a partir das 15h, e aos domingos o dia todo).

Com o status de parque sancionado, aberto unicamente para lazer nos períodos citados, o Minhocão terá direito à manutenção assim como acontece em outros parques da capital paulista. Neste aspecto, o elevado terá apoio da Guarda Civil Metropolitana na segurança, limpeza, iluminação e manutenção em sua estrutura. Assinado pelo vereador José Police Neto (PSD), o projeto de lei nº 439/2015, foi aprovado em 2015 pela Câmara Municipal.

O que muda com a nova lei ?

Com a nova proposta sancionada, será possível, por exemplo, à população reivindicar melhorias no local, desde alterações no parapeito do elevado, novos horários de fechamento para carros e outras propostas que visem melhores oportunidades de lazer na cidade.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o presidente da Associação Parque Minhocão, Athos Comolatti, aprovou a nova lei.”Somos 100% favoráveis à ideia. Agora a prefeitura reconhece formalmente o uso que as pessoas fazem do elevado. A ocupação do Minhocão foi espontânea, e agora chegou o momento de formalizar o seu uso para o lazer”.

Ainda em depoimento para o jornal, o mandatário afirmou que está em circulação um abaixo-assinado cuja proposta visa o fechamento do Minhocão às 20h.