Hotel de gelo no Canadá oferece experiência romântica e sustentável

Inaugurado em 2001 e único na América, o Hôtel de Glace funciona anualmente entre janeiro e março

Considerada a “capital polar” do Canadá, Quebec oferece muitas atrações na neve durante a estação mais fria do Hemisfério Norte. De esportes radicais como esqui, trenós de cães e snowboard, até o maior carnaval de inverno do mundo. Mas nada supera em criatividade, engenharia e exotismo o Ice Hotel (hotel de gelo), situado a somente 10 min do centro da cidade.

Inaugurado em 2001 e único na América, o chamado Hôtel de Glace funciona anualmente, na temporada entre janeiro e março, e já hospedou mais de meio milhão de pessoas ao redor do mundo desde sua abertura. Descendentes dos iglus, os hotéis de gelo têm prazo de validade, ou seja, eles duram apenas o período do inverno e depois derretem. O empreendimento quebequense é reerguido todo ano com uma arquitetura diferente e enfeitado de esculturas glaciais.

O hotel possui até uma capela para celebração de casamentos; em 2013 foram celebrados 25

A construção, que leva cerca de cinco semanas, é totalmente sustentável, apenas com água em estado sólido. São necessários cerca de 15 mil toneladas de neve e 500 toneladas de gelo para executar essa megaobra de arte natural. Sua fascinante decoração privilegia a iluminação e cores quentes como o rosa e o roxo. As instalações incluem paredes, camas, cadeiras, mesas e tudo o que existe em um hotel normal, só que de gelo. São mais de 35 quartos e suítes temáticas, alguns até com lareira, galerias de arte, salas de cinema, pistas de patinação, sauna, bar e até uma capela.

Com diárias promocionais até certo ponto acessíveis (veja site), a hospedagem inteiramente de gelo também abre para visitações guiadas de um dia. Mas, se quiser pernoitar, ela é voltada para hóspedes sem medo do frio, uma vez que a temperatura ambiente no quarto pode chegar a -10ºC.

A sensação é de estar dentro de um confortável “freezer humano” e, para não congelar na hora do sono, é preciso usar potentes sacos de dormir. As camas de gelo possuem ainda isolantes térmicos com colchões de espuma envoltos de lã, além de cobertores feitos de pele de rena e cabra. Com tanta proteção, fica fácil tirar uma onda de esquimó ou homem das neves.

Experiência romântica

O universo mágico e encantador do hotel de gelo de Quebec favorece um clima romântico típico de inverno, mas ainda mais inesquecível. Diante dessa experiência inusitada, muitos casais, um tanto exóticos por sinal, têm procurado o lugar para fazer a cerimônia de casamento ou passar a lua de mel. No ano passado foram realizadas 25 cerimônias na capela do hotel.

Dizem que o amor é capaz de suscitar loucuras improváveis. Então, para se divertir e passar o tempo grudado com a pessoa amada, vale até entrar (literalmente) numa fria!

Por CI Intercâmbio e Viagens