Saiba como é o Natal em Malta

Por: Catraca Livre

O Natal é muito importante para os malteses e a maioria das pessoas em Malta são católicas, então ir para a missa da “meia-noite” é uma tradição na ilha, e as igrejas simplesmente lotam de fieis.

Em maltês Feliz Natal/Merry Christmas é: ‘Il-Milied it-Tajjeb’ e a celebração dessa data especial é cheia de encantos.

No país todo se encontram igrejas em cada esquina, e as mesmas são decoradas para as festas com luzes e presépio de natal, chamado: ‘Presepju’, construído pelos católicos frequentantes das igrejas.

Os presépios são decorados com figuras chamados: ‘Pasturi’ (representando figuras como os pastores e os anjos). Hoje alguns dos presépios são mecânicos e neles as figuras se movem! A figura do menino Jesus é colocado no altar principal à meia-noite na noite de Natal. No altar é tradicional para colocar as três figuras dos Magos no berço. Há um grupo em Malta chamado: “Amigos do Presépio “, que ajudam a manter a tradição de berço maltês vivo até hoje.

As casas malteses são também muitas vezes decoradas com presépios de ‘pasturi’ (que normalmente são pequenas, de plástico ou argilacom figuras que representam os pastores e os anjos) e obviamente com uma grande figura do bebê Jesus, que às vezes são colocados atrás das janelas ou nas varandas para iluminadar à noite.

As casas são decorados com guirlandas de natal, velas e todos os tipos de outras decorações, assim como pisca-pisca e arvóres de natal que são repletas de lâmpadas, enfeites e decorações natalina. Nas ruas as decorações são muito bonitas e iluminadas, na capital Valletta, por exemplo, todos os anos eles montam uma árvore de quase 5 metros de altura, sendo feita com bolas de vidro, desenhada pela empresa Mdina Glass, especialmente para o Natal, é absolutamente linda!

A cultura Maltesa dispoe de uma variedade de praticos típicos para a ceia de natal. Tradicionalmente, o povo maltês assam um frango (grande e gordo), chamado:  “hasi” especialmente para o almoço em família do dia 25 de dezembro, ou então encomendam qualquer outra ave assada na padaria local, que já tem a tradição de preparar a carne branca em uma panela cheia de batatas e legumes.

A sobremesa tradicional servida no natal é o: ‘Qaghqa tal-Ghasel’,  que tem forma de uma anel e é composto por: marmelada, laranaja, mel e outras especiarias para dar aquele gostinho diferenciado e o mesmo deve ser acompanhado por um copo grande de: ‘Imbuljuta tal-Qastan’, que é uma bebida quente de castanhas com chocolate e outros temperos malteses, afim de combater o frio na ilha nessa época do ano.

E para o Ano Novo, a Ilha de Malta reserva muitas atrações especiais e divertidas para fazer e assistir na virada, para saber mais sobre os eventos, eles estão disponíveis no blog dos Brasileiros em Malta

Por Daniela Bermardes Loyola