Últimas notícias:

Loading...

O sol que não se põe na Noruega

Por: Redação

Um dos fenômenos mais impressionantes da Noruega é o chamado sol da meia noite. Ele ocorre no verão, no norte do círculo polar Ártico, quando o sol pode ser visto 24 horas por dia durante vários meses. Isso ocorre devido ao posicionamento do eixo da Terra em relação à órbita ao redor do sol.

Divulgação/Visit Norway
Crédito: Bjarne RiestoTuristas admiram o espetáculo do sol da meia noite no Cabo Norte, na Noruega

O brilho dos raios resultantes do fenômeno tem tons avermelhados e amarelados, deixando a paisagem ainda mais bonita. A luz solar constante, inclusive, traz resultados muito positivos para as plantas e animais da região, dando-lhes energia extra, além de dar mais disposição aos visitantes.

Os meses de junho e julho são os períodos mais indicados para conhecer o fenômeno, sendo que bem ao norte do país ele ocorre entre maio e agosto. São vários os locais que você pode visitar para vivenciá-lo. No Cabo Norte, a visão panorâmica é perfeita para o espetáculo de luzes.

Navcy Bundt/Visit Norway
Uma noite perfeita de verão com o brilho do sol da meia noite sobre Tromsø

A pequena cidade de Tromsø também é uma boa opção, com várias atrações urbanas, como restaurantes, hotéis, universidade, spa e cervejaria. O grupo de ilhas Lofoten, próximas a costa, oferecem uma vista fantástica dos fiordes noruegueses. É possível jogar uma partida de golfe à meia-noite ou fazer uma caminhada noturna em uma montanha. Uma outra alternativa é viajar com a companhia de cruzeiros Hurtigruten, atravessando os fabulosos fiordes. Você pode fazer um trajeto com escalas e buscar destinos mais ao norte do país.

Aproveite, também, para experimentar várias atividades disponíveis no norte do país durante sua viagem. Em pequenos povoados ao longo da costa, você pode encontrar incontáveis passeios de barco guiados, safáris para observar a vida marinha, como baleias e focas, passeios em terra de observação da vida animal, das famosas renas aos pássaros e muito mais.

iStockphotos
Panorama do sol da meia noite em Uttakleiv nas Ilhas Lofoten, na Noruega

Uma boa opção é o passeio de caiaque marítimo na cidade de Tromsø, que acomoda uma ou duas pessoas. Por ter a supervisão de um guia experimente, é ideal para os iniciantes na atividade. Além disso, nadar em um cenário paradisíaco de águas turquesas, sejam em fiordes, lagos ou mares, é uma chance única de interagir com a natureza da região.

Como é verão, as massas de ar quente e a corrente do golfo trazem calor para o continente e a temperatura fica mais agradável para a natação. Mesmo assim, o uso de trajes impermeáveis é recomendado, então não esqueça de levar o seu ou adquirir um durante a viagem. As ilhas de Vestvågøy, Flakstadøy e Moskenesøy oferecem perfeitas condições para o nado.

Kjell Fredriksen/Nordnorge.com
Pescadores aproveitam sol da meia noite para pescar na região de Brennvik, em Hamarøy

Para quem prefere atividades terrestres, é possível acampar tanto em áreas selvagens como um camping moderno com ótima infraestrutura. Os arredores das Ilhas Lofoten, por exemplo, têm muitas áreas de acampamento, com vistas para as montanhas ou para as praias.

Você pode também pedalar sob o sol da meia noite ou fazer caminhadas em roteiros privados ou guiados.

Compartilhe:

Tags:#Mundo