Publicidade

Oito lugares para curtir o outono no Brasil

O blog Viagem em Pauta selecionou oito destinos no Brasil que são a cara da estação

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

A massa de turistas que entopem praias do litoral já deixou os destinos mais populares, o sol já não castiga viajantes, as chuvas dão uma trégua em quase todo o Brasil e as temperaturas mais amenas convidam para cair, novamente, na estrada.

Faltaram argumentos? Então acrescente também fatores como a baixa temperatura e os tradicionais descontos oferecidos em hotéis e agências.

O outono chegou e para celebrar o blog Viagem em Pauta selecionou oito destinos no Brasil que são a cara da estação.

Circuito das Águas

Localizadao na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, essa rota é formada pelas cidades de Amparo, Serra Negra, Socorro, Águas de Lindoia, Lindoia, Jaguariúna e Pedreira. É nessas estâncias hidrominerais que viajantes encontram opções que vão desde o balneário projetado por Burle Max, em Águas de Lindoia, até prática de esportes radicais em destinos de ecoturismo como Socorro.

Paraty

Entre maio e agosto, essa cidade histórica do Rio do Janeiro já não recebe tantas chuvas como em outros períodos do ano, e o destino é palco de eventos concorridos como a Festa do Divino, no Dia de Pentecostes (50 dias após o domingo de Páscoa), e a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty que acontece em julho, já na temporada de inverno.

Além de seu protegido centro histórico tombado pelo Iphan como Patrimônio Nacional, o destino tem acesso a cachoeiras e atrações como Trindade, vila de pescadores a 30 km de Paraty, e o Saco do Mamanguá, uma entrada de mar com 8 km de extensão formada por  mais de 30 praias e mangues preservados.

Pirenópolis

Tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, essa cidade histórica do interior de Goiás é conhecida por suas trilhas que dão acesso a cachoeiras da região que, entre abril e junho, estão mais cheias e as chuvas já não atrapalham caminhadas em meio ao cerrado.

Tombada pelo Iphan como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico, a cidade abriga um centro bem preservado com construções do século 18.

Evite os finais de semana, quando chegam visitantes do restante de Goiás e de Brasília, e períodos de eventos como a tradicional Festa do Divino que acontece 50 dias depois da Páscoa, entre maio e junho.

Chapada dos Veadeiros

Poucas chuvas e temperaturas mais amenas favorecem também uma viagem para esse parque nacional declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. Localizado em Goiás, entre Alto Paraíso e Cavalcante, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui 65 mil hectares de cerrado e é destino popular para quem procura aventura em trilhas e cachoeiras da região.

Entre as atrações naturais mais procuradas estão as trilhas de acesso aos cânions 1 e 2, na Vila de São Jorge, e a Cachoeira Almécegas I, em Alto Paraíso, onde está uma das quedas mais altas da região e cenário para prática de rapel.

 

Pantanal

Jardim Botânico de Curitiba[/img]

Centro histórico compacto, boa gastronomia e área verde abundante (64,5 m² por habitante, segundo dados oficiais) já são suficientes para visitar a capital do Paraná em qualquer época do ano, mas é no outono que as altas temperaturas dão uma trégua antes da chegada dos gelados meses de inverno.

Gramado

Pôr do sol nas Dunas do Jalapão, no Tocantins[/img]

Antigo destino de tropeiros em direção ao centro do Brasil e de aventureiros extremos, essa região escondida do Tocantins tem entrado na lista de lugares exóticos a serem visitados por brasileiros.

Dizem que o Jalapão, a 180 quilômetro da capital Palmas, é visitável o ano inteiro, mas é entre maio e setembro que as chuvas dão uma trégua, as noites são mais frescas (entre 13° e 20º) e as atrações naturais estão perfeitas para prática de atividades como trilhas, navegação dos rios e banho nas cachoeiras de águas mais transparentes.

Por Eduardo Vessoni, do blog Viagem em Pauta

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Museu de Anatomia Humana da USP exibe peças que ensina como o seu corpo funciona

Cereja Flor: O lugar das taças de sorvetes gigantes em São Paulo

Fondue taiwanês é a próxima delícia que você tem de provar

Médica tira dúvidas sobre anticoncepcional

Refugiados se tornaram microempreendedores em um lava-rápido em São Paulo

Publicidade