Olinda, com conhecimento –e ganho– de causa

Roteiro comunitário pelo centro histórico de Olinda revela as facetas mais autênticas da cidade que é Patrimônio Mundial pela Unesco

Por Camila Fróis, da Garupa

Encarar a pé o sobe-e-desce das ruas centenárias de Olinda é, sem dúvida, a melhor forma de sentir o clima contagiante da cidade alta. Antes de desistir de uma ladeira absurdamente íngreme, você vai olhar para o lado e se distrair com um ateliê de arte coloridíssimo, um grupo de frevo perambulando pela cidade, ou uma empenhada vendedora de tapioca. Quando perceber, já vai ter chegado aos mirantes mais apaixonantes do centro histórico, como a Igreja da Sé.

 

Ali, o fôlego que sobrou da subida vai se esvair assim que você der de cara com o visual que se descortina ao fundo: uma espetacular igreja barroca cercada de muito verde (no convento São Francisco), a cidade de Recife e o mar azulzinho no horizonte. É o cartão-postal mais conhecido de Olinda, ponto de parada obrigatório de qualquer city tour pela antiga capital pernambucana, fundada em 1535.

 

Mas para agregar ao visual da Sé histórias com delicioso sotaque pernambucano e desvendar segredos da cidade, junte-se a um grupo da ONG ICEI. O roteiro comunitário oferecido pela organização tem o selo “Passaporte Verde”, que divulga iniciativas de turismo sustentável de todo o Brasil. A proposta é revelar as singularidades do patrimônio arquitetônico e da cultura tradicional dos destinos.

Em Olinda, por exemplo, os guia locais apresentam os bastidores da produção artística local por entre becos, casinhas de fachada colonial e escadões que levam até comunidades vizinhas ao centro histórico.

size-full wp-image-701291
Construção anterior a 1693, as Ruínas do Senado foi o local do imponente Prédio do Senado da Câmara de Olinda[/img]

Os Roteiros Passaporte Verde propõem novas formas de visitar os destinos, em contato com a natureza, a história, os moradores e as tradições culturais de cada lugar. A ideia é descobrir os atrativos a pé, de bicicleta ou de transporte público, sempre beneficiando as comunidades locais. Mais informações: www.passaporteverde.org.br

Serviço:
Além de roteiros a pé, a ONG ICEI Brasil oferece hospedagem comunitária e atende grupos escolares. Para agendar um roteiro pela cidade de Olinda: www.iceibrasil.org.br ou (81) 3493-9990.

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.