ONG e site convocam voluntários para ajudarem a realizar festa junina para refugiados

A festa “One Love Junino” acontece no dia 16 e pretende integrar várias culturas sob a alegria da festa de São João

São Paulo já foi uma cidade aberta a imigrantes e refugiados, principalmente na época em que eles foram parte importante do processo de industrialização da cidade – precisava-se de pessoas aptas a trabalhar para transformar a capital, até então marcada pelo café. Atualmente, essas pessoas que fogem de outros países chegam aqui e são recebidas, na maioria das vezes, por uma população intolerante e cansada da superlotação do local que elas acham ser só seu.

“Além de ser junho, é domingo. Então teremos churrasco e futebol. Oficinas de dança pros desajeitados e até oficina de pipa pra molecada de todas as idades (inclusive os moleques adultos). Claro que música boa não vai faltar. Os DJs estão preparando um repertório diverso, além da banda que vai segurar a responsa de tocar um som tupiniquim de qualidade”, diz o convite da festa.

Como, então, mostrar um pouco de solidariedade e celebrar o trabalho de instituições e indivíduos que agem na recepção e  adaptação dos que chegam por aqui? Com uma festa junina, ora. Pelo menos foi essa a conclusão do pessoal do Atados e do Instituto de Reintegração de Refugiados  – Brasil, que organizam no próximo domingo, 16, a festa One Love Junino para os refugiados da Casa do Migrante.

Com o objetivo de integrar diferentes culturas, o evento quer promover um grande encontro de nacionalidades sob uma das grandes manifestações da cultura brasileira: a festa de São João. Estão confirmadas a fogueira, a quadrilha e os quitutes típicos.

Faça a festa

Para realizar a festa, a organização precisa de ajuda. E para ajudar basta se inscrever como voluntário no site do Atados. Depois de acessar a página, é preciso clicar no botão “Me atar” e enviar um email com o título [Festa][Nome da vaga] para luis@atados.com.br informando nome e telefone – exemplo: [Festa][Carona].

Após a inscrição, será realizada uma capacitação e organização dos voluntários. Ela acontece na quinta-feira,13, às 19 horas, na Rua Rodésia, 398, Vila Madalena.

O encontro para a festa acontece no dia 16 de junho, domingo, às 7h45, na rua Almirante Mauriti, 70, em frente a Casa do Migrante (perto da praça da sé). De lá sairão todos em direção a Estrada dos Romeiras altura do km 67.5, Alphavile. O evento ocorrerá até às 17h.

Todos voluntários precisam levar 1 bebida (suco ou refrigerante) e 1 quitute de festa junina. A definição do que levar acontecerá nas capacitações.

O mapa com o local de encontro com os refugiados e organização das caronas pode ser acessado aqui. Em caso de dúvidas, os interessados deve enviar email para luis@atados.com.br ou ligar para (11) 97088-5738 e falar com Luis Madaleno.

Por Redação