‘Os Experientes’ revela que há sabedoria atrás das rugas da idade

“Assalto”, de Antônio Prata, que traz Beatriz Segall no papel de Yolanda, uma senhora de 85 anos que se vê envolvida num assalto a banco, é a primeira das quatro histórias da série “Os Experientes”, que estreia hoje na Globo.

Na trama, conta o autor, Yolanda passará de “personagem figurante, frágil, invisível”, à “protagonista, heroína, poderosa”. É “a transformação da ‘velha’ na médica e ex-guerrilheira, aos olhos do assaltante e do público”, diz ele.

A série, que traz todas as sextas-feiras histórias sobre envelhecer e ao mesmo tempo se redescobrir e se reinventar, terá mais três episódios _ “Atravessadores do Samba”, “Folhas de Outono” e “O Primeiro Dia” _, de Marcio Alemão Delgado.

No elenco, além de Beatriz Segall, estão Selma Egrei, Joana Fomm, Juca de Oliveira e os cantores Wilson das Neves, Goulart de Andrade e Germano Mathias, músicos da vida real interpretando sambistas na ficção. Também integram o seriado João Cortês, Lima Duarte, Dan Stulbach, Othon Bastos, Elcyr Souza, Silvia Lourenço e João Baldasserini, entre outros.

“Nossa cultura é obcecada pela juventude, e os velhos tendem a ser colocados de lado como se não tivessem mais nada a dizer ou ensinar”, avalia Fernando Meirelles, diretor-geral da obra.

“Grande besteira”, afirma. “Talvez justamente pela falta de uma visão mais experiente temos optado muitas vezes por caminhos tolos e infantis. A série nos lembra que, por trás daquelas rugas, há sabedoria e vida.”

Por QSocial

Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.

Em parceria com qsocial