Publicidade

Permacultura e viagem: 5 paraísos no Brasil que você pode conhecer sem pagar por hospedagem

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

A permacultura caracteriza-se por projetos ambientais que utiliza métodos ecologicamente saudáveis, economicamente viáveis, que respondam as necessidades básicas, sem explorar ou poluir o meio ambiente, e que se tornem auto-suficientes a longo prazo. Entende-se que tanto o habitante quanto a sua morada e também o meio ambiente em que estão inseridos, fazem parte de um mesmo e único organismo vivo.

A permacultura trata as plantas, animais, construções, infra-estruturas (água, energia, comunicações) não apenas como elementos isolados, mas como sendo todos parte de um grande sistema intrinsecamente relacionado.

Para isso, faz-se necessário a observação e a combinação de vários aspectos: os ecossistemas, a sabedoria ancestral e também o conhecimento científico, aproveitando as qualidades inerentes das plantas e animais, combinando suas características naturais com os elementos que compõem a paisagem, e mais a infra-estrutura existentes, para que se possa produzir assim um sistema que suporte o desenvolvimento da vida, tanto na cidade quanto no campo, utilizando-se o mínimo de recursos possíveis.

A Permacultura aproveita também toda a flora local, associando árvores, ervas, arbustos e plantas rasteiras, que se alimentam e se protegem mutuamente. A água da chuva também é aproveitada através da instalação de captadores, que faz com que a água seja armazenada e utilizada para diversos fins, como a descarga do vaso sanitário, por exemplo.

O princípio básico da Permacultura é: trabalhar “com” e “a favor de”, e não “contra a natureza”.

Se interessou? Então por que não unir o útil ao agradável? Explorar as riquezas que o Brasil oferece, ao mesmo tempo conhecer mais sobre a permacultura e o melhor: sem precisar pagar por hospedagem. Eis aqui uma seleção de lugares paradisíacos onde você pode viajar fazendo work exchange: trabalhar em troca de casa e comida:

Alto Paraíso – GO

Saiba mais: aqui

Chapada Diamantina – BA

Saiba mais aqui

Jericoacoara – CE

Saiba mais aqui

Paraty – RJ

Saiba mais aqui

João Pessoa – PB

Saiba mais aqui


  Por Amanda Barbosa, do blog Por Uma Vida Mais Rica. Siga a página no Facebook e Instagram

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Museu de Anatomia Humana da USP exibe peças que ensina como o seu corpo funciona

Cereja Flor: O lugar das taças de sorvetes gigantes em São Paulo

Fondue taiwanês é a próxima delícia que você tem de provar

Médica tira dúvidas sobre anticoncepcional

Refugiados se tornaram microempreendedores em um lava-rápido em São Paulo

Publicidade