Ponta da Piedade: Onde a natureza não economizou na beleza

A Ponta da Piedade, na região do Algarve (Portugal), foi considerada “provavelmente a praia mais bonita do mundo”, mesmo que não exista nenhuma praia com esse nome no Algarve. A eleição ou escolha foi feita em 2015 pelo conhecido jornal americano “Huffington Post” e, em 2013, pela “National Geografic”.

Estivemos em fevereiro deste ano em Lagos e confirmamos a beleza desta região algarvia. A Ponta da Piedade é um daqueles lugares em que o tempo parece não passar e ficar lá admirando a natureza em todo seu esplendor faz bem a “alma” e ao “espirito”.

É impressionante o que a natureza levou séculos para fazer: As falésias e rochas marinhas parecem ter “vida”. As águas verde-esmeralda convidam o visitante a mergulhar e admirar a fauna e flora marinha… É indescritível a Ponta da Piedade.

Ponta da Piedade, eleita a melhor praia do mundo.

Falésias misteriosas que encantam os nossos olhos

Com uma magnífica vista sobre o Atlântico e as formas das falésias, esculpidas pelo mar e pelo tempo, a Ponta da Piedade constitui um cenário edílico de rochedos recortados em constante contraste com o mar verde-esmeralda das águas do Algarve.

Situada a dois quilômetros de Lagos, na Costa d’Oiro, e repleta de grutas, baías desconhecidas e praias tranquilas, a Ponta da Piedade é particularmente atraente quando vista a partir do mar.

Simplesmente linda.

Uma longa e estreita escadaria conduz a uma pequena enseada, onde barcos pitorescos esperam pelos visitantes que pretendem explorar este paraíso natural. Nestas viagens, os pescadores experientes que conduzem os barcos, contornam as gigantescas esculturas de pedra, ao mesmo tempo que desvendam os seus segredos e revelam os seus nomes.

Entre as formações rochosas há que diga que consegue ver imagens.

General De Gaulle, Chaminé, Catedral, Belas-Artes, Camelo, Museu, Submarino, Cozinha e Gruta dos Amores são alguns dos nomes destas rochas disformes que os pescadores vão perpetuando.

Ponta da Piedade

A enriquecer todo este cenário, estão todas as aves que ali têm o seu habitat. A pouca distância da linha da costa existem diversos ilhéus em cujas encostas é comum ver ninhos de Falcões-Peregrinos, Corvos, Gralhas-De-Nuca-Cinzenta, Andorinhões Reais e Andorinhões Pálidos, bem como uma colónia de Garças Brancas e Carraceiros.

Quem tiver força para subir 182 degraus pode desfrutar, do alto do farol, da vista para o promontório que recebeu o nome de Ponta da Piedade e que marca o limite entre a terra e o mar.

A escadaria que leva até a pequena praia é longa, mas vale o esforço.

A Ponta da Piedade já era considerada um dos locais mais belos de toda a região Algarvia. Dali tem-se uma vista fenomenal sobre o oceano Atlântico e avistam-se curiosas formações rochosas, onde o mar esculpiu ao longo dos séculos as falésias, originando curiosas configurações.

Quem não conhece tem que conhecer! A Ponta da Piedade está somente alguns minutos de Lagos.
Ponta da Piedade
Ponta da Piedade
Ponta da Piedade – malaparadois – Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!
A natureza no seu estado de graça, isso é a Ponta da Piedade.
Ponta da Piedade é sem nenhuma dúvida um lugar para visitar antes de morrer.
Falésias misteriosas que encantam os nossos olhos.
Ponta da Piedade é um lugar único!
Passar horas admirando todo esplendor da natureza faz bem aos olhos e a “alma”

Este é um local de parada obrigatória, ganhando uma maior beleza quando avistado do mar, pelo que é frequente a passagem de muitos cruzeiros turísticos da costa Algarvia que observam, deslumbrados, a beleza destas formações rochosas plenas de grutas e abrigos.

A beleza é incomparável

Por Edi Marques e Flávia Ghelli, do site MalaParaDois.