Que tal Mykonos fora de temporada?

Preços melhores e praias menos cheias são atrativos na hora de planejar viagem pela Grécia

A ilha de Mykonos é uma boa opção econômica na baixa tempora[/img]

Decidimos ir nessa época do ano, porque os preços são bem melhores e queríamos fugir dos inconvenientes de estar em cidades turísticas na alta temporada. Não que seja ruim viajar nas épocas mais concorridas, deve ser muito animada a ilha cheia, mas amamos ter a ilha quase toda para nós.  Apenas duas coisas não são tão boas: nem todos os restaurantes/baladas já estão funcionando como no verão, até tarde. A outra, é que o tempo ainda não está firme, então saiu do sol é frio na certa e dificilmente você conseguirá entrar na água congelante do mar.

Mykonos é apaixonante e acho que isso vale para turistas de qualquer idade, a ilha tem entretenimento para todos os gostos. Praias incríveis: das desertas até as abarrotadas de gente, gastronomia deliciosa, bons drinques, um centrinho charmoso, gente simpática e boas baladas.

Amor à primeira vista: nosso jeepinho grego. Ele foi o ideal para andarmos com segurança por toda a ilha e suas estradinhas traiçoeiras. Tem gente que prefere os quadriciclos, bem comuns por lá, mas sério, tem umas ladeiras que parece que a motoquinha vai despencar. Se a sua ideia for explorar toda a ilha, assim como nós, vá de jeep! Percorremos mais da metade da ilha com ele e vimos as paisagens mais lindas, com direito até a pôr do sol.

Praias

Começamos conhecendo as praias do norte da ilha. Essas são as mais isoladas, a maioria sem a infraestrutura de quiosques, algumas são desertas mesmo. Passamos pela Agios Sostis, que tinha mais infra, mas resolvemos continuar, ainda era cedo para estacionar. Queríamos ver mais.

A cor do mar, com o azul do céu e o branco das casas é a combinação mais perfeita que tem. Só que ainda não satisfeitos, os gregos têm bom gosto e aí capricham na decoração com flores, velas e detalhes rústicos -vi muito isso nos restaurantes.

Ainda pelo norte da ilha, fomos até o farol (Armenistis). Visual incrível e a cor do mar é de impressionar!!

Escolhemos a praia Panormos para passarmos o dia. A praia estava bem tranquila… Não sei se é a época ou se ela realmente é mais isolada -só sei que estava perfeita para nós. Tivemos um dia delicioso.

As praias do sul da ilha são as mais badaladas com quiosques por toda orla e baladas que atraem todos os públicos – inclusive o GLS. Com boa música, gente bonita e muitos drinques, na alta temporada, aqui é o fervo de Mykonos. Nós, chegamos cedo para festa! Passamos bem rapidinho pela Orso, mas foi a segunda que eu mais gostei, depois da Panormos. Você percebe que é uma praia um pouco mais sofisticada com vários restaurantes bem bacanudos pela orla, lojinhas e hotéis.

Próxima parada: Super Paradise. Você tem que descer um morrão para chegar nela..na estrada é possível ter uma vista linda. Aqui é a praia com a cor da água mais clarinha…linda mesmo! Nela tem um quioscão que lota de gente…agora estava cri cri cri –nós e os grilos.

Logo do lado, fica a Agrari…com uma cara mais rústica.

A praia que escolhemos parar no nosso segundo dia foi a Paradise – praia mais famosa da ilha. Se fosse julho, certamente seria impossível achar lugar no horário que chegamos e estaria tipo Copacabana…prefiro as mais tranquilas. Ficamos no Tropicana, o quiosque/restaurante/balada mais conhecido por aqui. Lá pelas tantas, indícios do que é o verão em Mykonos começaram a surgiu, como a dançarina do “Tchan Grego” na caixa de som. Essa praia tem muitos campings, então lota de jovens…   Passamos rapidamente pela praia Paraga…aqui achei bem legal esse camping –a praia é quase só ele. Você fica no chalezinho de frente para praia e ainda tem toda essa infraestrutura que é do camping mesmo… No verão a balada na piscina vai até tarde. Os campings são uma boa opção para quem tem a verba mais apertada e quer curtir o verão na ilha, conhecer gente do mundo todo e cair nas baladas gregas.  Centrinho comercial

Passear pelo centro de Mykonos é uma delícia. As ruas estreitinhas parecem um labirinto e foram construídas assim para barrar o vento e para proteger a população de ataques piratas. Por lá, restaurantes fofos, galerias de arte interessantes, baladas, lojas de grifes e também lojas de presentes. Eu falo que eles têm bom gosto. Tudo tem um detalhe decorativo..olha essas lanterninhas no meio do centro. As flores como decoração são muito fortes na cultura grega. Antigamente colocavam coroas de flores nas portas das casas dos apaixonados e naquelas onde havia nascido uma criança. Vi várias delas pela cidade.

Presenciamos na ilha o ataque de um bandido de alta periculosidade. A cena mais engraçada de todas: o pelicano, conhecido lá como petros, é a ave símbolo da ilha, vimos um muito esperto que queria um peixe mais que tudo. O dono da peixaria colocava ele para fora, mas o bicho voltava e as vezes tentava despistar o dono indo pela entrada dos fundos –desacreditamos.  Esses moinhos, cartão postal da cidade, eram usados no passado para moer trigo. Hoje, igual o caso das igrejas, vivem fechados pois cada um tem seu dono.  Não perca o pôr do sol na região de Little Venice, ali no centro mesmo –simplesmente inesquecível. Pôr do sol por aqui é assim… Nada mau hein?

A noite no centro começa a ficar mais agitada por volta das 21h ou 22h. Aqui, diferente da maioria dos lugares da Europa, a galera sai tarde para o agito – é terra de baladeiro, meu bem.

Restaurantes

Impossível comer mal em Mykonos. Saímos sem muitas indicações, rodávamos pela cidade e parávamos naquele que a gente ia com a cara. Posso dizer, que nos demos bem… Jantamos no centrino em duas noites, a primeira e a última. Na primeira, fomos ali na região de Little Venice no Rouvera Seafood Restaurant. Comida boa, vinho da casa muito bom e uma vista deslumbrante. Na outra noite fomos aos Koursaros que fica ali no labirinto do centro e é simplesmente sensacional. Se quiser comer o melhor peixe da ilha, lá é o lugar. Antes de você escolher o seu prato, eles te levam até uma salinha e te mostram todos os peixes frescos que eles têm ali. Alguns, exclusivos da ilha.  Provamos a entrada fantástica: tartar de siri. Eu queria provar uma sobremesa grega, nos sugeriram Loukoumades, lembram um bolinho de chuva só que com mel, castanhas e canela. Podem vir acompanhados de sorvete. Eu só não sabia que viriam 340 bolinhas… Num dos dias, fomos conhecer o Nammos –nas minhas pesquisas pré-viagem, ele era uma unanimidade. Ele fica no sul da ilha –na praia Psarou. As pessoas costumam passar o dia na praia na frente do restaurante ou vir para o pôr do sol e já ficar para balada…dizem que é bem legal. Só que como não estamos na alta temporada, esse é um daqueles que ainda não fica aberto até tarde, ou seja, fomos só para jantar. Lugar charmoso.

Mais de Mykonos

Em Mykonos, existem milhares de igrejinhas …percebi que muitas estavam fechadas e depois descobri que aqui o costume é cada família ter a sua própria igreja. Muitas ficam dentro dos terrenos das propriedades.  Essa aqui, tinha uma moça limpando quando chegamos e ela permitiu que eu entrasse. Várias fotos de família entre santos, flores e velas…bem interessante.

Hospedagem

Ficamos no hotel Myconian K Hotels, tem mais de um na ilha, mas o nosso era o pertinho do centro, uns 10 minutos andando. Recomendo. Como o hotel fica no alto, a vista é linda. Café da manhã delícia e quartos de diferentes tamanhos e preços, mas tudo muito bonitinho. A localização facilita a vida, íamos a pé para centro todas as noites…Só que como a rua não tem calçada, tem que tomar um pouco de cuidado com os carros que passam por ali. Olha ele aí: *. Essa foi uma viagem diferente das que estávamos fazendo até então…menos correria de um ponto turístico para outro e mais descanso.

Para ver esse e muitos outros posts na íntegra acesse: www.caseimudei.com.