Refúgio ecológico do Pantanal coloca Brasil em lista de destinos turísticos sustentáveis

O Refúgio Ecológico Caiman, no Mato Grosso do Sul, é um dos nove destino turístico sustentável do mundo

Por: Redação

O Refúgio Ecológico Caiman, no Mato Grosso do Sul, é um exemplo de destino turístico sustentável. O local entrou no ano passado na lista dos nove destinos considerados “long run destination” pela Zeitz Foundation. A certificação é concedida a partir de critérios que devem respeitar o conceito de sustentabilidade dos 4 “Cs”: conservação, comunidade, cultura e comércio.

Refúgio Ecológico Caiman é um dos nove destinos turísticos sustentáveis do mundo

Para receber a certificação, os locais devem gerir ou ter influência direta na gestão do turismo em áreas de conservação natural, com limites geográficos definidos. É importante que os negócios proporcionem experiências com a natureza e com as comunidades locais. Assim, os visitantes têm a oportunidade de entender o modo de vida das populações, por meio da culinária e atividades de integração com o local visitado.

Os outros oito lugares no mundo já receberam a certificação são: Lapa Rios e Monte Azul, na Costa Rica; Wolwedans, na Namíbia; Chumbe, na Tanzânia; Segera, no Quênia; Nihiwatu Resort, na Indonésia; Tahi, na Nova Zelândia e Wanas, na Suécia.