Saiba como viajar com apenas uma bagagem de mão

Por: Catraca Livre

Viajar com apenas uma bagagem pode facilitar e muito sua viagem[/img]

Viajar com pouca bagagem não só é possível como necessita de nossa criatividade. Ainda não te convencemos? Então tá, vamos lá:

Vantagens

Economia: As companhias aéreas não cobram nada pela bagagem de mão e isso ajuda a economizar na hora de viajar. Despachar a bagagem pode ser uma atividade muito cara em alguns casos.

Tempo: Quando não se tem bagagem para despachar, basta apenas fazer o check-in online e ir direto ao portão de embarque, sem fila alguma e ao chegar no destino, é só por a mala nas costas e seguir viagem, sem precisar esperar por mala na esteira.

Sem extravios: Todo mundo que despacha bagagem corre esse risco. Imagine-se em sua viagem dos sonhos sem suas coisas, não seria horrível? Porque em alguns casos, companhias aéreas demoram até mais de uma semana pra localizarem uma bagagem, então, melhor ainda viajar evitando esses contratempos.

Locomoção: Nada pior do que andar pra lá e pra cá puxando uma mala pesada, não é mesmo? Mesmo se a bagagem possuir rodinhas, em alguns casos, a locomoção pode ficar muito difícil, fazendo com que a gente chame um táxi e em alguns países, uma corrida de táxi custa uma fortuna, então, com uma mochila nas costas, você estará livre para ir e vir sem problema algum.

Qual é a bagagem de mão ideal?

Deixe as rodinhas para trás! As mochilas, nesse caso, são as melhores opções, ou mesmo bolsas adaptáveis (que venham com alças). Outra coisa que não pode ser esquecida: a sua mochila deve ter o tamanho estipulado pelos regulamentos das companhias aéreas. Algumas empresas, como a TAM, por exemplo, as mochilas não podem passar dos 5 kg e 115 centímetros. Em viagens internacionais, o limite de peso tende a ser maior.

O que levar na mochila?

Somente o necessário. Nada de secadores, sapatos extras, dois tipos diferentes de casacos, nada disso. Pode reparar que grande parte dos itens extras que levamos na mala, quase nunca usamos, então, pra que ocupar espaço na sua mochila? Livre-se dos exageros. É interessante fazer uma lista com os itens necessários para a sua viagem, assim será mais fácil decidir quais são os itens que devem entrar na mochila e os que devem ficar em casa. Quer um exemplo? Veja:

Itens absolutamente essenciais

Passaporte, carteira de motorista, bilhetes de avião e cartões de embarque, cartões de banco (débito e crédito) e algum dinheiro, detalhes de hospedagem e transporte, remédios (caso você tome algum com frequência, lembrando que é bom levar a receita do mesmo junto com os outros documentos).

Roupas: Uma jaqueta, casaco ou blusa de moletom (uma dica é levar com você durante o voo, para aliviar o peso e o volume da mochila), camisetas e/ou blusinhas (regatas ou de alcinha), camiseta de manga longa, calça jeans, calça com algum tecido mais leve, biquíni ou sunga, cuecas ou calcinhas e sutiãs, meias, 1 par de sapatos (normalmente usados no avião), 1 chinelo, 1 par de sapato mais sofisticado para sair, 1 chapéu ou boné para o sol ou então um par de luvas, uma touca e um cachecol para lugares frios (o ideal é vestir esses itens para reduzir o volume da mochila). Para mulheres, em viagens para lugares quentes, vestidos leves podem economizar espaço na mochila.

Acessórios: Garrafa de água, câmera digital e carregador, celular, carregador e fones de ouvido, cortador de unhas, óculos de sol, uma caneta e um bloquinho para anotar informações importantes, como endereços e hospedagens, mapa e um laptop (somente no caso de você precisar para trabalho).

Higiene pessoal: Escova de dentes, creme dental e fio dental, uma lâmina para barbear e/ou depilação, pequena embalagem de shampoo e condicionador (as regulamentações atuais não permitem nenhuma embalagem de líquidos com mais de 100 ml por frasco e todos eles devem ser embalados com um saco plástico, os vulgos “ziplocks”), protetor solar (até 100 ml), desodorante e perfume (até 100 ml), escova de cabelo, 1 hidratante básico para o corpo (até 100 ml). Para as mulheres que usam maquiagem, o recomendável é levar somente o básico e também disponibilizá-las em sacos plásticos, lembrando que nada pode passar de 100 ml.

Veja um exemplo de como arrumar espaço na mochila nesse vídeo:

Pronto! Agora você já tem uma noção de como organizar uma mochila! Vamos fazer um desafio? Na próxima viagem, tente levar apenas uma mochila, que tal? Se caso esquecer de alguma coisa, fique tranquilo, pois você pode comprar quando chegar ao seu destino. Com uma mochila nas costas fica mais simples viajar e os maiores transtornos serão evitados.

Fonte: Skyscanner

Siga o blog Road For Two no Facebook.