Santorini, a ilha do romantismo!

3 dias na romântica ilha de Santorini

Quem é que ama viajar e nunca pensou em conhecer as ilhas gregas?

Morando em Creta, a maior ilha da Grécia e lugar em que viveu a Civilização Minoica, a primeira da Europa, não hesitei em incluir logo nos meus primeiros dias na Grécia, uma visita a famosa Santorini. Pois afinal, tinha curiosidade em saber qual era a sensação de ficar no alto daquele penhasco, repleto por casinhas brancas, observando toda a imensidão do mar, com navios de cruzeiro e pequenas embarcações.

Destaque nos canais de viagens, cenário para filmes, novelas e catálogos de moda, Santorini, que significa Santa Irene, é também um dos lugares mais escolhidos para Lua de Mel e nos últimos anos tendência para celebrar casamentos. Tudo isso sem falar que é o destino de férias de inúmeras celebridades do Brasil e do mundo. E os motivos para tanto sucesso? O romantismo criado pelas paisagens pitorescas da ilha que possui o vulcão mais ativo do Mar Egeu, a culinária feita com produtos cultivados no solo vulcânico e os famosos vinhos locais, são algumas das propostas para dias inesquecíveis. E tudo isso sem falarmos nas várias vinícolas, ideais para conhecermos a origem dos famosos vinhos de Santorini.

Com uma população de aproximadamente 15.000 habitantes, a capital da ilha é Fira e os vilarejos com maior destaque são: Oía, Kamari, Perissa, Imerovigli, Pyrgos, Therassia e Akrotíri.

O acesso à ilha, pode ocorrer de muitos lugares da Grécia, pois Santorini tem portos e um Aeroporto Internacional bem estruturado, localizado próximo ao vilarejo de Kamari e cerca de 6 km de Fira, realizando muitos voos diários, durante o período de alta temporada. O Porto Athinios, é o maior da ilha, nele acontecem os embarques e desembarques da maioria dos turistas, vindos de Atenas, Creta, e das Ilhas Cíclades.

Nós partimos de Creta, através de um High Speed e a viagem teve duração de aproximadamente 2 horas. Quando desembarcamos no Porto Athinios, alugamos um automóvel com GPS pois, foi a melhor forma de nos deslocarmos na ilha, que por ser pequena, possibilitou visitarmos os principais pontos turísticos, gastando em média 25€ com o combustível e nos permitiu muita praticidade, compensando mais do que se tivéssemos utilizado outros meios de transporte, visto que também existem ônibus e táxi.

Escolher hospedagem em Santorini é uma tarefa difícil diante das inúmeras opções oferecidas. Existem hotéis, pousadas e casas de villa, para todos os gostos e bolsos. As acomodações, com vista para a caldeira, situadas em Fira, Oía, Firostefani e próximo a Akrotíri, são as mais desejadas e as mais caras. Elas permitem um cenário super romântico e relaxante, principalmente na hora do pôr do sol. Mas para quem quer um bom lugar para ficar e mais econômico, existem duas alternativas: quartos sem ter a vista para a caldeira, nos quais podemos economizar até 80% do valor de uma hospedagem com vista privilegiada ou escolher outros lugares da ilha.

Nós optamos pela região de Kamari, distante a cerca de 10km de Fira. Nesse lugar existem hotéis e pousadas com valores acessíveis e vista para a praia, a qual é conhecida pela tonalidade da areia ser escura, quase preta. Como tínhamos facilidade para nos locomovermos na ilha, a distância não era problema, passávamos o dia desfrutando das regiões mais turísticas e aproveitávamos a noite em Kamari, que tem alguns bares, restaurantes, lojas turísticas e supermercados, gerando bastante comodidade.

Santorini é relativamente pequena, mas nela encontramos uma variedade de paisagens. Fira, o lugar mais movimentado da ilha, possui farmácias, bancos, táxis e estação de ônibus. Nela fizemos agradáveis caminhadas pelas ruas estreitas, enquanto observávamos a arquitetura, as lojas de grifes, produtos turísticos, joalherias, os inúmeros bares e restaurantes. Até que chegamos no topo do penhasco, de frente para a caldeira e encontramos o visual deslumbrante que víamos apenas nas fotos.

Depois seguimos para Firostefani, a continuação de Fira. Um lugar super tranquilo e um dos vilarejos mais pitorescos da ilha, com muitos hotéis, residências tradicionais e uma vista diferente para o vulcão. Nela as casas se destacam por não serem apenas brancas.

Saindo para Imerovigli, uma aldeia tradicional, conhecida como a “varanda para o mar Egeu”, tivemos uma vista imprescindível da enorme e famosa Rocha de Skaros, um dos cartões postais da ilha.

Continuamos o nosso passeio, dessa vez com o carro e fomos para o norte da ilha, Ammoudi, um pequeno porto sitaudo abaixo de Oía. Ele distingue pela paisagem exótica da falésia, com as casinhas brancas no alto. Aqui há algumas tavernas, o que pode ser relaxante para quem quer degustar a culinária, enquanto aproveita esse visual.

Não demoramos muito em Ammoudi pois, a ansiedade era para chegarmos logo em Oía, uma das regiões mais encantadoras e o lugar mais pitoresco da ilha. Oía tem casas charmosas e com cores delicadas, em ruas estreitas e igrejas de cúpula azul. Além de admirarmos toda a paisagem, nossa contagem regressiva era para presenciarmos o famoso pôr do sol, considerado um dos mais lindos do mundo. Para isso, chegamos com uma hora de antecedência, para encontramos um bom lugar no Castelo de Oía. E com o término do dia, todos aplaudiram a despedida do sol, em um instante grandioso, que nos deixou lisongeados com tanta beleza. Ah, também ficamos impressionados com a quantidade de turistas nas varandas das casas, dos hotéis e restaurantes, esperando por esse espetáculo.

Em seguida andamos pelas ruas de Oía, com seus becos labirínticos, casas com a faixada decorada por flores e portas azuis. Logo após partimos para a nossa acomodação em Kamari.

No próximo dia, fizemos o passeio de barco pela cratera do vulcão. A saída é do porto de Fira, para isso existem algumas formas de chegarmos até lá: descendo a escadaria a pé; montado em um burro, mula ou cavalo e através do teleférico. Optamos pela aventura de descermos os mais de 500 degraus enquanto contemplávamos toda a vista para o Mar Egeu. Porém não recomendo essa alternativa, indico que utilize o teleférico, pois há muito odor do xixi dos burros e mulas, que ficam na escadaria, além de passarmos lado a lado por eles, durante o percurso.

Chegamos no porto e embarcamos para as ilhas próximas à cratera do vulcão. Aqui tivemos a oportunidade de ficarmos em um vulcão ainda ativo e também aproveitamos toda a paisagem de Santorini, visto diretamente do Mar Egeu.

A primeira parada que o barco fez, foi na ilha de Nea Kameni, a qual possui águas morna e algumas pessoas desfrutam de um banho relaxante. O que é  aconselhável apenas para quem sabe nadar bastante, devido à profundidade.

Depois de visitarmos Nea Kameni, a embarcação foi para a ilha Palea Kameni, nela sentimos o cheiro de enxofre, contido nas rochas vulcânicas. Com alguns minutos de caminhada e subida, tivemos uma das mais lindas visões do passeio: as casinhas brancas de Santorini, todo o penhasco e alguns navios de cruzeiros, deixando um registro inesquecível. Para esse passeio é recomendável termos uma garrafa com água, o uso de chapéus, bonés e protetor solar, pois temos uma intensa exposição ao sol.

Algumas excursões continuam o percurso até a ilha de Thirassia, incluindo uma parada para o almoço. Outras retornam para Santorini e existem as que permanecem no mar, até o pôr do sol, voltando apenas no final do dia. A nossa retornou para Santorini e aproveitamos o pôr do sol em Fira, dessa vez, escolhemos um restaurante e esperamos o dia terminar, enquanto degustávamos a culinária local e um bom vinho.

No último dia, fomos para o sul da ilha, o qual tem algumas praias maravilhosas, apesar de serem pouco escondidas e pequenas. A nossa opção foi a pitoresca Praia Vermelha, ao sopé de uma falésia, ela causa um contraste entre o azul claro do mar e a tonalidade vermelha da areia. Ao final do dia, ficamos em Akrotíri, um dos assentamentos pré-históricos mais importantes do Egeu, habitado no Período Neolítico, 4.000 a.C. Presenciamos o pôr do sol, no Farol, um dos cartões postais da ilha e sem grande aglomeração de pessoas. Depois retornamos para Fira e embarcamos para Creta, com uma vontade enorme de permanecermos por mais dias. Desejamos que tenhamos despertado em você leitor, o desejo de também de ter mais essa experiência na sua lista de viagens.