Se engana quem pensa que as ilhas gregas são destinos apenas para casais

Por: Catraca Livre

Fui para a Grécia com seis amigas e lá vi de tudo menos romance. Quero dizer, os milhares de casais que passam por elas devem se esconder nos luxuosos hotéis, pegada completamente diferente da que eu estava. O ponto que quero chegar é que recomendo muito uma visita às ilhas, seja sozinho ou acompanhado.

Santorini está entre as ilhas mais visitadas da Grécia, um local tanto quanto exótico por se tratar de uma ilha vulcânica. As praias são bem diferentes do Brasil, com areia preta e pedras. Não é possível, portanto, fazer caminhadas descalço à beira-mar. Em todo o caso, o gostoso de Santorini está em observar as belas paisagens, entre elas, o famoso dito “Pôr-do-Sol mais bonito do mundo”.

Se liga

Alguns hotéis divulgam fotos de suas vistas espetaculares para atrair hóspedes e cobram uma fortuna por isso, e o hotel nem precisa ser bom. Fica a dica: é possível ter uma vista incrível e gratuita de qualquer lugar da ilha a partir das encostas. Então se for pagar caro em um hotel, certifique-se de que o hotel em si vale a pena. E se é para gastar $, prefira os hotéis com praias privativas, obviamente, no nível do mar, são os melhores. Como o meu esquema era low cost, paguei cinco euros na diária de um albergue e fiquei mais do que satisfeita com a vista para o mar Egeu do alto das falésias de 300m de altura.

Como acabei de mencionar, a cidade de Santorini está localizada no alto de uma encosta, mas assim, bem no alto mesmo. Apesar de a altura favorecer a vista, chegar ao nível do mar pode ser bastante cansativo. Para descer pelo lado do vulcão, por exemplo, as opções são: pegar um funicular para o porto de Fira, descer pela escadaria de 578 degraus a pé ou pagar para ir no lombo de um burro (um absurdo!).

Dica de Ouro

Como em qualquer outra ilha grega, as ruas são estreitas e carro definitivamente não é o melhor meio de transporte. Para compensar, existem vários lugares que alugam quadriciclos e vespas: eu não só recomendo como acho que faz toda a diferença na viagem. É fácil para estacionar em qualquer lugar e os trajetos até os destinos se tornam deliciosos.

Ah, e outro motivo para não alugar carro é que você terá que aguentar os turistas nos quadriciclos acelerando a máxima de 30km/h nas subidas e é muito difícil ultrapassá-los por causa das ruas estreitas. O vídeo que fiz, abaixo, mostra um pouquinho disso (perdoem a qualidade, foi o primeiro vídeo que editei na vida):

O vulcão de Santorini

Um dos melhores passeios é visitar o ainda ativo vulcão de Santorini. Existem escunas que saem todos os dias para lá a partir do porto de Fira.

No passeio que eu fiz, a escuna nos deixou na ilha onde está o vulcão por pouco mais de uma hora para podermos explorar o local à vontade. Já adianto que é preciso estar bem disposto pois o lugar é enorme, as caminhadas são longas e o Sol é quente. Muitas pessoas acabam se cansando e voltando para a escuna antes de ver tudo o que há lá. Bom, a ilha é maravilhosa e muito diferente, toda coberta por rochas vulcânicas. A sensação que eu tive é de estar caminhando em Marte.

De lá se tem uma bela vista de Santorini e do mar Egeu:

Em seguida, a escuna nos levou para o Hot Springs, onde é possível nadar nas fontes termais. Conforme a escuna vai se aproximando, percebemos uma alteração na cor da água do mar, de um azul-Grécia para verde esmeralda, devido a alta concentração de enxofre. A escuna para um pouco longe das fontes e muitas pessoas acabam optando por ficar no barco pois a água é bem fria neste ponto. Mas não se intimide, a temperatura da água pode chegar a 35 graus no centro da fonte. Chegando lá, a cor da água fica marrom, trata-se de pura lama,é  um pouco nojento mas faz parte da experiência!

Além do vulcão, o melhor a fazer em Santorini é relaxar, curtir as exóticas praias de dia e aproveitar a deliciosa gastronomia grega nos bares e restaurantes pela noite.

 https://www.youtube.com/watch?v=AtZVd6pNPS0