Seis hotéis inusitados que você não deve deixar de conhecer na Alemanha

Por Eduardo Vessoni, do blog Viagem em Pauta

Por: Redação

Se tem algo que a Alemanha sabe fazer muito bem, é receber forasteiros.

O país ainda possui um dos custos mais baixos para viajantes, tem um eficiente sistema de transporte integrado que não deixa visitantes na mão e parece não ter limites na hora de criar opções de hospedagem.

Nesta matéria exclusiva do Viagem em Pauta, você conhece os hotéis mais inusitados de todo o território alemão. Tem quartos em trailers, cama em forma de automóvel e até castelos originais de contos de fadas dos Irmãos Grimm que viraram hotel.

[tab:ALEMANHA COMUNISTA]
A “ostalgia”, como é conhecido o sentimento nostálgico pelos anos da Berlim do Leste (“ost”, em alemão), também chegou à indústria hoteleira.

Todos os quartos deste hostel no bairro de Friedrichshain possuem decoração com objetos originais da época da Alemanha Oriental como livros de socialismo nas estantes, rádios, telefones e lustres antigos da época em que o país esteve dividido, ideologicamente.

E o clima começa logo na recepção, onde relógios com as horas de Havana, Berlim, Moscou e Pequim dão o tom à homenagem.

Aliás, vale lembrar que a capital da Alemanha comemora, em novembro de 2014, os 25 anos da queda do Muro de Berlim que dividiu o país, entre 1961 e 1989. 

OSTEL – The GDR-Design Hostel
Onde: Wriezener Karree, 5, Berlim. Tel.:(+49) (30) 25 76 86 60
Site: www.ostel.eu

 

[teb:TRENS E TRAILERS]
Localizado em Bonn, no oeste da Alemanha, este hostel boutique foi montado no interior de um galpão de 1.200 m² onde as opções de hospedagem são vagões-leitos de trens antigos, kombis no estilo “flower power” e 16 trailers temáticos das décadas de 50, 60 e 70.

Para cada um daqueles trailers de origem holandesa, que funcionam como inusitados quartos individuais ou para pequenos grupos, a diretora de arte Marion Seul criou uma decoração inspirada em temas como a monarquia inglesa, mundo marítimo, automobilismo e a música dos anos 50.

O proprietário Michael Schösser foi além e colocou naquele espaço que já funcionou como uma fábrica de perfumes outras opções como duas kombis no estilo anos 70 e um caminhão antigo da Citroen usado para entregas de leite, considerado um dos únicos 200 existentes no mundo.

Para quem quer ter a real expriência de estar em um hostel ao lado de outros hóspedes, o local conta também com 120 cabines localizadas no interior de vagões de trens antigos. Confira a galeria de fotos.

BaseCamp Bonn
Onde: In der Raste, 1, Bonn. Tel.:(+49) (228) 9349 4955
Site: www.basecamp-bonn.com

[tab:CASTELO DA RAPUNZEL]
De longe já dá para avistar a torre alta de pedras por onde desliza uma trança dourada com um laço vermelho na ponta. E, ao cruzar a ponte de acesso, os hóspedes são recebidos com a reverência de um príncipe de capa verde.

Qualquer semelhança com o conto da Rapunzel é pura história.

Este hotel funciona em um castelo do século 14 do vale Diemel, construído por Konrad III. Segundo relatos dos Irmãos Grimm, a construção foi a residência da famosa moça que jogava seus longos cabelos loiros.

Este hotel boutique permite aos hóspedes visitar a verdadeira torre da Rapunzel, de onde se tem vista panorâmica da floresta que recorta povoados minúsculos e, aos domingos, recebe em pessoa a anfitriã de cabelos longos.

Hotel Burg Sababurg
Onde: Steinweg, 1, Trendelburg. Tel.: (+49) 56 75 – 90 90
Site: www.burg-hotel-trendelburg.com

 

[tab:CASTELO DA BELA ADORMECIDA]
A apenas cinco quilômetros do hotel anterior, esta opção de hospedagem de Sababurg funciona no interior do Castelo da Bela Adormecida, construção de 1334 que também teria inspirado os contos dos Grimm e, desde o final do século 19, é citada como a residência oficial da jovem amaldiçoada pelo sonho eterno.

Localizado na floresta de carvalhos de Reinhardswald, o castelo perdeu seu clima medieval após a última reforma, mas surpreende com um jantar acompanhado pela apresentação da Bela Adormecida e o príncipe ao som de violino ao vivo.

Dornröschenschloss Sababurg
Onde: Hofgeismar, em Sababurg. Tel.: (+49) 5671 808 0
Site: www.sababurg.de

[tab:AUTOMOBILISMO]
Este hotel inusitado de Stuttgart sempre dá as caras por aqui, no Viagem em Pauta (e não é à toa). Este é um dos meus estabelecimentos preferidos, em todos esses anos dedicados ao jornalismo de turismo.

Cada um dos quartos deste estabelecimento quatro estrelas é decorado com peças automotivas e simula ambientes como drive in, lava rápido, garagem e posto de gasolina, onde é possível dormir sobre réplicas de carcaças de carros como a unidade em que o Herbie, o protagonista do filme “Se meu fusca falasse”, funciona como cama.

O ambiente automotivo segue na recepção com uma exposição de carros clássicos e esportivos, e no elevador decorado como se fosse uma autêntica oficina mecânica. O V8 está em um edifício de estilo Bauhaus localizado no mesmo terreno de um antigo aeroporto da região.

V8
Onde: Graf Zeppelin Platz (Böblingen, Stuttgart). Tel.: (+49) 7031-3069880
Site: www.v8hotel.de

[tab:NA ESTAÇÃO DE TREM]
Este hotel alemão surpreende também por sua localização.

Em funcionamento no interior de uma estação ferroviária, onde o check in é feito no mesmo balcão de venda dos bilhetes de trens, este hotel de Lübbenau abriga quartos decorados com esculturas de cobras.

Diz a lenda que os canais navegáveis de Spreewald, uma das atrações naturais da região, foram criados quando os bois começaram a fugir do diabo e deram origem aos famosos canais locais. Vem daí a tradição de decorar os telhados das casas com cobras para dar sorte a seus moradores.

Para a decoração dos quartos foram chamados 12 artistas alemães.

Pension Spreewelten
Onde: Bahnhofstraße, 3d (Lübbenau/Spreewald). Tel.: (+49) (3542) 889 977
Site: pension.spreewelten.de