Turismo para observar tosa de ovelhas é novidade na Nova Zelândia

Lar de quase 40 milhões de ovelhas, número que já chegou aos 70 milhões na década de 1980, a Nova Zelândia tem nos bichinhos uma de suas marcas registradas. A tosquia anual dos carneiros, indicada para aliviar o peso e o calor dos animais durante o verão, ocorre normalmente na primavera e promove uma movimentação divertida, que vale à pena ser vivenciada.

Ovelhas da raça Merino pastam às margens do lago Wakatipu, perto de Queenstown

Uma vez por ano, 29 mil ovelhas da raça Merino são reunidas pelas colinas e montanhas da região às margens do lago Wakatipu, perto de Queenstown, trazendo imagens espetaculares. Única operadora com acesso de barco à ilha onde fica a fazenda Mt Nicholas, a Southern Discoveries resolveu levar a experiência da tosa de ovelhas em primeira mão aos visitantes e curiosos.

A Mt Nicholas é uma das únicas fazendas familiares e a mais antiga da região high country da Nova Zelândia, onde estão muitas das estâncias de ovelhas, e fornece lã para a famosa marca de roupas Icebreaker.

Tosadores vão tosquiar cerca de 1.200 ovelhas por dia na fazenda Mt Nicholas

Um grupo de tosadores altamente qualificados acabou de chegar à fazenda para 30 dias de trabalho. Eles vão tosquiar cerca de 1.200 ovelhas por dia. Ao fim da temporada, 115.000 kg de lã terão sido recolhidos. Na Mt Nicholas as ovelhas são tosadas de forma tradicional, com o trabalho de quatro pessoas, quarenta cães e quatro cavalos para direcionar os animais pelos 100 mil acres da região.

O trabalho começa às 7h diariamente e cada grupo trabalha em turnos de duas horas de tosa com 30 minutos de intervalo e uma hora de almoço até às 17h. Detalhe: cada tosador queima as mesmas calorias do que se correr uma maratona diariamente.

Todo o manejo de ovelhas em Mt Nicholas é feito por cães e cavalos

Até meados de outubro, a Southern Discoveries vai ter dois tours diários partindo do St Omer Wharf, em Queenstown, especialmente para acompanhar a tosa. Um fazendeiro-guia vai acompanhar os visitantes mostrando todo o processo de tosquia e explicar os diferentes empregos envolvidos.

Após a temporada de tosa na primavera, uma movimentada temporada de verão com quatro tours diários para Mt Nicholas está programada.

Vista da Mt Nicholas High Country Farm, que fica às margens do lago Wakatipu
Créditos: stefan haworth
Vista da Mt Nicholas High Country Farm, que fica às margens do lago Wakatipu

Os visitantes poderão escolher entre a Mt Nicholas Farm Experience ou a 4WD Wilderness Experience. A Farm Experience leva os participantes por uma viagem interativa e divertida pela experiência da lã Merino, desde o manejo das ovelhas e recolhimento no pasto até a criação das roupas.

A 4WD Wilderness Experience traz a oportunidade de um tour que desbrava todo o local em um veículo de tração nas quatro rodas. Guiados por um fazendeiro, os turistas seguirão partindo do lago em direção ao Von River Valley para ver construções históricas, lugares com vistas espetaculares e as ovelhas Merino em seu habitat natural, enquanto seguem os passos de antigos prisioneiros.

Os tosadores acordam cedo para tosquiar 1200 ovelhas por dia

Os dois passeios têm duração de três horas e 45 minutos, incluem um tradicional chá da manhã ou da tarde e uma travessia panorâmica pelo Lake Wakatipu no barco Spirit of Queenstown, reunindo algumas das vistas mais estonteantes da Nova Zelândia.

Preços e agendamento: southerndiscoveries.co.nz