Um passeio pelo leste de Creta

Mesclando mitologia, história, rusticidade e sofisticação!

Por: agreciadoseujeito

Creta é a maior ilha grega e o destino perfeito para quem gosta de diversidade. Com preços atraentes e inúmeras opções de passeios, a popularidade está cada vez mais em ascensão, tanto que foi eleita a terceira das dez melhores ilhas da Europa, TripAdvisor – Prêmio Traveller’s Choice 2015 . E dentre as centenas de atividades, fiz a triagem de algumas que não podem faltar na sua visita ao Leste da ilha.

CretAquarium – Thalassokosmos

O primeiro maior aquário da Grécia, distante cerca de 20 km de Heraklion, funciona desde Dezembro de 2005 e é composto por mais de 40 tanques, com amostras da fauna do Mar Mediterrâneo, dentre elas: tubarões, variados cardumes, cavalos-marinhos, algas, esponjas, arraias e medusas. Uma programação que agrada ao público de todas as idades.

Chersonissos, Stalis e  Mália

Locais que promovem os agitos e as baladas durante o verão, com festas que duram 24 horas por dia. Estas regiões possuem ampla e diversificada rede hoteleira, para todos os gostos e bolsos. Em Chersonissos ficam os restaurantes e os hotéis mais sofisticados, com destaque para as colinas do sul, onde existem as casas e villas dos ricos cretenses.

Planalto de Lasíthi

Com altitude entre 850 e 1.000 metros e uma população estimada de 3500 habitantes, ficou conhecido devido aos pitorescos moinhos de vento, se destacando como um dos primeiros parques eólicos da Europa. No Sudoeste, acima da aldeia de Psychro, em uma altitude aproximada de 1.025 metros, está a Dikteon Andron ou Caverna de Psychro, lugar em que segundo a mitologia grega, Rhea se escondeu da fúria de Saturno para proteger Zeus. Com impressionantes formações de estalactites e estalagmites, também é um verdadeiro deleite para a imaginação de quem aprecia mitos. Recebendo milhares de visitantes principalmente nos meses de Abril até Setembro, o acesso acontece através da subida um pouco cansativa, cerca de 20 minutos de caminhada, em médio grau de dificuldade ou amontado no lombo de burros.

Fotos: Amanda Fontenele / arquivo pessoal

Interior da Dikteon Andron

Ágios Nikólaos

Uma cidade charmosa e romântica, com aproximadamente 12 mil habitantes, é o centro econômico e administrativo da prefeitura de Lasíthi. O principal atrativo é o pitoresco Lago Voulisméni, ao pé de um penhasco, ligado ao mar através de um canal, cercado por restaurantes e cafés. A melhor forma de apreciar a paisagem é ficando no alto do rochedo, uma vista estilo cartão-postal.

Vista do alto do penhasco

Elounda

Distante cerca de 8 km de Ágios Nikólaos, você até desejará que o percurso tenha maior extensão, para continuar admirando a incrível paisagem da Baía de Mirabello com águas em diversos tons azulados, cercada por resorts e hotéis luxuosos, que hospedam inclusive, membros da realeza, ricaços, celebridades nacionais e internacionais. Ao chegar no centro, encontrará um cotidiano que converge entre o popular e o sofisticado. Turistas dialogando nos mais variados idiomas, lojas de produtos turísticos vendendo azeite, vinho, esponja do mar e artesanato, restaurantes com cardápios expostos nas portas dos estabelecimentos, e um pequeno porto com embarcações pesqueiras, remetendo a impressão de realmente estar em uma ilha grega. Enquanto isso, lanchas e barcos sofisticados navegam, sob os olhares de quem está curtindo a praia e dos visitantes que sobrevoam em helicópteros. (Cena típica durante a alta estação).

Elounda

Plaka

Prolongando o trajeto por cerca de 5 km, ficará neste vilarejo aconchegante, que transmite a sensação de que o tempo passa vagarosamente. As praias locais são ideais para quem realmente quer relaxar, tendo como panorama o mar azul turquesa e a ilha de Spinalonga. Utilizando uma embarcação por cerca de 5 minutos, descobrirá as ruínas dessa ilha, que se tornou famosa através do livro The Island, de Victoria Hislop.

Vista para a ilha de Spinalonga

Então, ficou imaginando quantas surpresas estão esperando por você na lendária Creta? Para complementar esse dia tão especial, não deixe de degustar as iguarias da cozinha mediterrânea, sentindo a brisa do mar, enquanto observa a Baía de Mirabello ou até a histórica Spinalonga, algo que será memorável durante as suas férias. Para mais dicas sobre a Grécia, acesse o nosso blog A Grécia do seu jeito e curta a nossa página no Facebook A Grécia do seu jeito. Será maravilhoso ter você por lá! Abraços e até a próxima!