Um roteiro de 12 dias pela Itália

Por: Catraca Livre
aligncenter wp-image-789335 size-full
aligncenter wp-image-789335 size-full

Viemos de trem pela Áustria e nosso primeiro destino foi Veneza. As cidades que selecionamos para conhecer foram: Veneza, porque, pra nós, que somos um casal, era perfeita, romântica e charmosa, não poderíamos passar pelo país sem a conhecermos. Bologna, por ser uma cidade universitária e ter a universidade mais antiga do mundo: a Universidade de Bologna.

Florença, por ser uma das cidades mais lindas da Itália, um verdadeiro museu a céu aberto, por toda sua história, artes e arquitetura e por ter sido o berço da família Médici, considerada uma das famílias mais poderosas da Europa. Roma, por ser a capital não só do país, mas por ter sido também a capital do Império Romano, além de toda a bagagem histórica que ela carrega. Cidade do Vaticano, por ser o berço da igreja católica e pela sua importância religiosa e por último Milão, por ser a famosa capital da moda, além de sua beleza e arquitetura.

VENEZA

Chegamos bem cedo, vindos da Áustria, passando muito calor, mas ao mesmo tempo nos encantando com as belezas desse lugar. Ficamos hospedados pelo AirBnB, que é tão barato quanto um hostel, mas também te dá a oportunidade de conviver com os locais e ter acesso à rotina e aos costumes deles. Tivemos sorte com a nossa hospedagem, pois ficava ao lado da estação de trem e em 10 minutos já nos permitia estar no centro da cidade.

Veneza dispensa comentários. Conhecida como a cidade do amor, não leva o título à toa. O clima e o charme da cidade são propícios para qualquer romance. Andar pelas alamedas da cidade faz parecer que se está num filme. Ficávamos maravilhados a medida que íamos andando e conhecendo a cidade. Andamos bastante, sem pressa, apenas curtindo o clima da cidade e suas belezas. Encontramos vários músicos pelo caminho, o que dava um charme a mais para o passeio.

As famosas gôndolas[/img]

aligncenter wp-image-789211
aligncenter wp-image-789211
 
 
 
 
 
 
 
 

BOLONHA

Saímos de Veneza, de trem, em direção a Florença, porém, como tínhamos ouvido muito falar de Bolonha, uma das cidades universitárias mais badaladas que existem, resolvemos passar o dia por lá.  Nos encantamos com Bolonha, as ruas tão fáceis de caminhar, os prédios tão antigos que nos deixavam imaginando a quanto tempo eles estavam ali. Foi muito fácil nos apaixonarmos por ela, pena que o tempo era curto e só tínhamos algumas poucas horas para conhecê-la.

Bolonha é uma cidade situada no centro norte da Itália, com aproximadamente 390 mil habitantes. O que a torna tão popular, principalmente entre os jovens é a Universidade de Bolonha, fundada em 1088 e que é considerada a universidade mais antiga no mundo ocidental. Por ser um cidade universitária, é uma cidade bem animada e com gente de todos os cantos do mundo.

 
 

Na universidade de Bolonha já passaram gênios como Dante Alighieri e Nicolau Copérnico, que estudou Direito Pontifício e foi ali que iniciou suas observações astronômicas.

 
 

Um fato interessante que presenciamos durante nosso passeio: choveu boa parte do tempo e não nos molhamos, pois a maioria das calçadas são cobertas, facilitando a vida de quem caminha pelas ruas. Passamos o dia todo andando, sem destino, sem tour, apenas com um mapa em mãos. Bolonha também tem uma enorme variedade de restaurantes e comidas, desde osterias até kebbaberias.

 
 
 
 

Infelizmente, alguns turistas passam batido por Bolonha quando vão fazer suas viagens às terras italianas. Nossa dica é: não façam isso! Vale a pena conhecê-la.

FLORENÇA

Capital e maior cidade da região da Toscana, Florença é um verdadeiro museu à céu aberto. Berço de escritores famosos como Dante Alighieri e Carlo Collodi, autor da obra literária infantil Pinocchio.

As ruas de Florença[/img]

A cidade de Florença tem suas raízes no povo etrusco, e foi governada pela famosa família Médici por mais de 3 séculos. O interessante é que ninguém da família Médici governava por ter sido de fato eleito como governador, regente e nem nada do tipo, mas sim por serem detentores de quase toda a riqueza da cidade.

wp-image-789357 size-full
wp-image-789357 size-full
Ponte Vecchio[/img]
wp-image-789358 size-full
wp-image-789358 size-full
Palácio Vecchio[/img]
 
 
aligncenter wp-image-789256 size-large
aligncenter wp-image-789256 size-large

Casa de Dante Alighieri[/img]

 
 
wp-image-789308 size-large
wp-image-789308 size-large
Piazza Venezia[/img]

Segue lista das atrações principais que visitamos em Roma:

Coliseu

Construído na Roma Antiga, o Coliseu é um anfiteatro que foi construído entre 68-79 d.C. e foi utilizado por cerca de 400 anos. Possui três andares e tem capacidade para cerca de 50 mil pessoas e eram lá que eram realizados os combates entre os gladiadores e as caças aos animais selvagens (onde a maioria vinha da África). Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Coliseu é uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo.

aligncenter wp-image-789282 size-large
aligncenter wp-image-789282 size-large
 
 
 
 

Não é novidade que, para entrar no Coliseu, há uma fila quilométrica. Sim, é verdade, se você não comprar seu ticket de entrada pela internet, é possível que você fique até duas horas na fila, dependendo do dia. Por sorte, compramos nossos tickets online, que nos dava acesso ao Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palantino, todos próximos um do outro, pois faziam parte do antigo centro romano. Uma outra vantagem ao comprar o ticket online é que você não precisa enfrentar horas de fila, basta ir até os guichês de reserva, onde eles imprimem o ticket pra você e “voilá”, é só entrar! O ticket custa 12 euros por pessoa, te dá acesso às atrações por dois dias. Para comprar, clique aqui.

Forum Romano

Localizado no centro de Roma e considerado o principal centro comercial da Roma Imperial, o Forum Romano é cercado de ruínas que costumavam ser construções públicas de grande importância nos tempos do Império Romano. Lá era o local de cerimônias, eleições, o local onde os discursos públicos eram feitos, os processos criminais e o comércio. Já chegou a ser considerado o ponto de encontro mais conhecido da história.

 
 
 
 
 
 

Palatino

Conta-se que foi ali, no Palatino, que a primeira comunidade romana surgiu. Foi lá também que personagens ilustres da história, como Marco Antônio, Augusto e Cícero constituíram residência. Era lá que ficava a residência imperial e seu nome foi dado em homenagem à divindade Pales, pois a fundação do local se deu no dia 21 de abril, dia de Pales (divindade dos pastores e dos rebanhos).

 
 
 
 
 
 
 
 

La Bocca della Verità

Logo na entrada da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, fica uma das atrações mais famosas de Roma: aparentemente uma tampa de bueiro na forma de uma face medonha com olhos, boca e nariz. Chama-se La Bocca della Veritá e por trás dela há uma lenda que diz que se você colocar a mão na boca da face e contar uma mentira, ela devora sua mão. Essa “escultura” ficou famosa por causa do filme “A Princesa e o Plebeu”, com a Audrey Hepburn:

Por causa dessa lenda, há quem diga que antigamente os maridos levavam suas respectivas esposas até ela e então começavam a fazer inúmeras perguntas (a maioria envolvendo assuntos como infidelidade).

Bonitinha, não?

Pantheon

O Pantheon é o único edifício construído na época greco-romana que ainda está em bom estado de conservação e sempre foi usado, primeiramente como templo dos deuses do panteão romano e depois como templo cristão.

 
 

Fontana Di Trevi

Uma das mais ambiciosas obras do período barroco, essa fonte de 26 metros atrai turistas de todos os lugares do mundo. Foi criada pelo artista italiano Nicola Salvi, no ano de 1762, encomendada pelo papa Urbano 8º.

Piazza di Sagna

A Praça da Espanha (tradução literal) é uma das praças mais bonitas de Roma, com sua famosa Barcaccia (uma fonte em forma de barco) e sua escadaria deslumbrante, onde moradores e turistas vão para bater papo, pensar na vida, realizar encontros entre outras coisas.

A Barcaccia, fonte na Piazza di Spagna[/img]

aligncenter wp-image-789379 size-full
aligncenter wp-image-789379 size-full
 
 
 
 
 
 
 
 

MILÃO

Conhecida como uma das capitais da moda pelo mundo, Milão é um dos maiores centros comerciais e financeiros da Europa desde a Idade Média. Foi nossa última cidade italiana e apesar de termos ficado pouquíssimo tempo nela, deu para conhecer algumas das atrações mais famosas que a cidade reserva, como por exemplo, o Duomo (a catedral de Milão), ao lado da Galleria Vitorio Emanuelle, que foi o primeiro shopping construído no mundo! Sem contar que, para quem vai às compras, é o centro de compras mais importante da cidade. Também demos um pulinho no Parco Sempione, onde fica o Castello Sforzesco, construído no século 15 e que hoje abriga importantes museus da cidade. Ao entardecer, fomos até Brera, famoso bairro da cidade cheio de bistrôs e opções gastronômicas, onde provamos um risoto de cerveja maravilhoso.

O Duomo, Catedral de Milão[/img]

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

Em toda a nossa estadia pela Itália, ficamos hospedados pelo AirBnB e fizemos a maior parte da viagem de trem. Depois de Milão, fomos para a Suíça.

Para acompanhar mais da nossa viagem, visite nosso blog e nossa página no Facebook.