Conheça uma das bibliotecas mais antigas e suas relíquias na Irlanda

Passeio cheio de cultura e história feito pelos integrantes do blog Partiu Mundo no Trinity College na Irlanda[/img]

Em setembro houve um evento cultural na Irlanda em que as atrações ficaram abertas até muito tarde e não era cobrado ingresso neste dia. Dublin ficou lotada e foi uma correria pra conseguir visitar tudo o que queríamos. Todos os detalhes sobre este evento nós falamos neste post aqui. Nossa primeira escolha foi visitar o Trinity College mais uma vez, só que agora fomos conferir a exibição do Book of Kells e a Long Room.

Old Library

A biblioteca do Trinity College foi a segunda atração mais visitada na Irlanda em 2013, de acordo com o Trip Advisor, e deve estar na sua lista de atrações quando você visitar o país. A Old Library é uma das maiores bibliotecas de pesquisa do mundo e detém a maior coleção de manuscritos e livros impressos na Irlanda. Desde 1801 ela tem tido o direito de reivindicar uma cópia gratuita de todas as publicações britânicas e irlandesas sob os atos de direitos autorais relevantes e tem um acervo de quase três milhões de volumes alojados em um total de oito edifícios.

A Old Library é o edifício mais antigo sobrevivente do Trinity College, construído entre 1712 e 1732. Três áreas da biblioteca estão abertas aos visitantes: o piso térreo era originalmente uma colunata aberta dividida longitudinalmente por uma parede central, com o lado sul ensolarado reservado para os estudantes do colégio. Em 1892, as arcadas foram preenchidas para formar estantes de livros. Cem anos mais tarde, em 1992, a área foi reconstruída internamente para formar a loja de souvenirs e uma nova área de exposição.

Book of Kells

O Livro de Kells (tradução em português) é famoso por sua decoração luxuosa. O manuscrito contém os quatro Evangelhos em latim com base em um texto Vulgata, escrito em pergaminho (pele de bezerro preparada), em uma versão ousada e especialista da escrita conhecida como insular majuscule.

O lugar de origem do Book of Kells é geralmente atribuído ao scriptorium do mosteiro fundado por volta de 561 por St. Colum Cille em Iona, uma ilha da costa oeste da Escócia. Em 806, após uma sequência de ataque Viking na ilha, que deixou 68 de mortos comunidade, os monges Columban refugiaram-se em um novo mosteiro de Kells, no Condado de Meath. Deve ter sido perto do ano 800 que o Book of Kells foi escrito, embora não haja nenhuma forma de saber se o livro foi produzido inteiramente em Iona ou em Kells, ou parcialmente em cada local.

O livro tem ficado em exposição na Old Library no Trinity College desde meados do século XIX, e atrai mais de 500.000 visitantes por ano. Infelizmente fotos não são permitidas, mas você pode ver o livro em altíssima resolução neste link aqui.

Long Room

A principal seção do Old Library é a Long Room, cujos 65 metros de comprimento, aproximadamente, são preenchidos com 200.000 dos mais antigos livros da Old Library. Quando construída (entre 1712 e 1732), tinha um teto de gesso liso e as estantes só ficavam no piso térreo. Na década de 1850 essas prateleiras ficaram completamente cheias; em grande parte devido ao direito que a Old Library possuía de reivindicar uma cópia gratuita de cada livro publicado na Grã-Bretanha e Irlanda desde 1801. Em 1860, o teto foi elevado para permitir a construção do limite máximo atual e abrigar as estantes do piso superior.

Bustos de mármore alinham-se ao longo da Long Room, uma coleção que começou em 1743, quando 14 bustos foram encomendados do escultor Peter Scheemakers. Os bustos são de grandes filósofos e escritores do mundo ocidental e também de homens ligados ao Trinity College.

Outros tesouros na Long Room incluem uma das poucas cópias restantes da Proclamação da República da Irlanda de 1916, que foi lida em frente ao General Post Office em 24 de abril de 1916 por Patrick Pearse, no início da Revolta da Páscoa. Falamos um pouco sobre esse evento neste post aqui. A harpa é a mais antiga da Irlanda e, provavelmente data do século XV. Ela é feita de carvalho e salgueiro, com 29 cordas de latão. Ela é o modelo do emblema oficial da Irlanda.

E quem é fã de Harry Potter já deve ter reconhecido o lugar, né? Dizem por ai que foram gravadas cenas do filme por aqui. Mas vai saber, né?

Lembrando que você pode fazer um tour guiado pelos próprios estudantes do Trinity College, a qual permite que você tenha acesso à Old Library também. Para maiores informações sobre o tour, clique aqui.

E se você ainda não viu o nosso vídeo da Culture Night que começa no Trinity College, é só dar o play aqui embaixo!

Clique aqui para ver todos os posts sobre a Irlanda.  E se você quiser informações sobre intercâmbio, deixe o seu e-mail nos comentários do blog.

Para seguir o Blog #PartiuMundo nas redes sociais, esta é a nossa Fan Page do Facebook, este é o nosso Instagram e este é o nosso Canal no Youtube.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …