Uma road trip da Noruega à fronteira com a Finlândia

Por: Catraca Livre

Conhecemos dois brasileiros que tinham alugado um carro para passear pelos arredores de Tromso e então combinamos com eles de fazer um tour juntos. Saímos por volta de 7h, do centro de Tromso com destino à fronteira da Noruega com a Finlândia, mais precisamente em Kilpisjarvi.

No caminho havia muita neve, muita mesmo. Tratores limpando as estradas não eram raros e o movimento de carros não era dos maiores assim,mas haviam muitos caminhões.

Bom, pegamos a estrada E8 que sai de Tromso e a seguimos margeando o Mar da Noruega por um bom tempo, em suas invaginações no meio do país até alcançar o ponto em que ela encontra a rodovia E6, próximo a Skibotnutlopet.

Continuando na E8, passamos pela reserva Lullefjellet, pelo mar Gálggojavri para finalmente chegar na fronteira com a Finlândia.

Nesse meio tempo fizemos algumas paradas para fotos e apreciar a paisagem. Mas à medida que entrávamos mais para o meio do país, mais frio ficava. Saímos de Tromso com -3ºC e chegamos a pegar -16ºC em Kilpisjarvi (sensação para lá de -23ºC).

Até chegar lá, passamos ainda pelo Mar Silisjarvi e a reserva florestal Mallan luonnonpuisto.

Não entramos muito para o país, por que até aí já tinham sido umas três horas de estrada e teríamos que voltar antes das 19h para o passeio da aurora boreal que contratamos. Fora isso, os locais eram muito ermos e o frio realmente dificultava ficar fora do carro por muito tempo.

Apesar disso, pudemos ver paisagens paradisíacas que jamais imaginei ver um dia. Ver os fiordes cobertos de neve com os mares aos seus pés é algo de tirar o fôlego.

Sendo assim, iniciamos a rota de volta para visitar alguns lugares turísticos de Tromso que não havíamos ido ainda.

Chegamos a Tromso por volta de 15h e ainda tivemos tempo para dar uma passeada antes do nosso tour (com a companhia Scan Adventures) para ver a Aurora Boreal, que você pode conferir aqui.

Custo do passeio

A diária do carro era de ¢60. Logo, divido por 4 pessoas, ficou ¢15 para cada um. O combustível ficou em 300 NOK para os 4 (cerca e meio tanque de gasolina), sendo 75 NOK para cada um, que dá ¢8,24.

Comprei alguns lanches no caminho, mas o gasto foi pequeno, de 95 NOK (¢10,42). Total: ¢33,66

Dicas

Definitivamente, recomendo você alugar um carro em Tromso (se possível, divida com mais pessoas) para se locomover. A maioria dos passeios que as empresas turísticas vendem são possíveis de serem feitos por conta própria a um custo muito menor.

Nossos colegas brasileiros ainda viram algumas baleias ontem em um mar indo para Soroya. Economizaram cerca de 2500 NOK, o que dá ¢138 cada um.

Fotos

Saiba como foi o início e o fim dessa viagem no website e facebook do Brazilian Globetrotter.