Uma tarde em Santa Teresa, no Rio

O projeto colaborativo Se vira no Rio selecionou opções boas e baratas pelo charmoso bairro de Santa Teresa

wp-image-539440
Vista do Pão de Açúcar e da Urca a partir da rua Almirante Alexandrino, em Santa Teresa[/img]

No salão modesto, pinturas de artistas locais e placas de prêmios de gastronomia enfeitam as paredes. Nos cantos, garrafas de cachaça de todos os lugares do Brasil. Não se esqueça de perguntar pela mesa com vista livre. Ela fica lá atrás e é o melhor lugar da casa!

Depois do almoço arretado, visite as lojas de arte e artesanato nos arredores. Aliás, com o passar dos anos muitos artistas se estabeleceram por ali. Dizem que o ar, a vista e o dia a dia servem de inspiração!

 

Digestão feita, é hora de ir em direção ao Largo do Curvelo. Entre de sola nos paralelepípedos e suba até o Parque das Ruínas, o antigo palacete onde morou Laurinda Santos Lobo, que foi restaurado e hoje é um centro cultural. Não deixe de ir enquanto tem sol. É de cair o queixo ver a Baía de Guanabara aos seus pés. E quem quiser esticar o passeio, está em cartaz por lá a peça “A Alma Imoral”, elogiada adaptação do livro de Nilton Bonder interpretada por Clarice Niskier. Ingressos a R$30 (inteira). Aos sábados começa às 20h e aos domingos, às 19h30.

Por Gardênia Vargas e Priscila Corrêa, do Se Vira no Rio