Vai viajar para o exterior? Saiba o que fazer antes de arrumar as malas

Depois de um longo ano, chega, enfim , as merecidas férias. E se as economias permitem uma viagem para terras estrangeiras, confira algumas dicas para que tudo não acabe como no filme “Férias Frustradas”.  Ou seja, antes de arrumar as malas, tome nota e confira as dicas que o Catraca Livre oferece para você:

Número de brasileiros que viajam ao exterior cresceu 15% em 2013.

O interessado na obtenção de Passaporte Comum deve ser brasileiro, preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos originais. Leia mais. 

– Documento de identidade

– Carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN

– Carteira de trabalho e previdência social-CTPS.

– Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição

–  Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido

–  CPF

O visto concede a seu portador a permissão legal de entrada em qualquer local estrangeiro durante um período determinado. Realizar atividades não legalizadas por ele figura caso de imigração ilegal, que implica na deportação do infrator até seu país natal. Para tirar o visto, agende uma entrevista na embaixada ou no consulado do país de destino.

Consulte a Embaixada/Consulado brasileiro onde o visto será solicitado. Apenas eles podem informar acerca de documentação e procedimentos para a concessão de vistos. Leia mais.

Solicitantes poderão obter informações sobre como tirar visto americano e agendar entrevistas através de um call center ou do novo site que pode ser acessado pelo link.

O novo sistema será mais barato, os centros funcionarão durante horário flexível em dias úteis e abrirão, inclusive, aos domingos. A expectativa é que o tempo de espera seja reduzido. O solicitante pagará uma taxa única de 160,00 dólares que incluirá o agendamento da entrevista, taxa de solicitação de visto (MRV) e a entrega do passaporte.

Onde tirar o visto americano

No dia 7 de maio de 2012, passam a funcionar Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses centros coletarão os dados biométricos de solicitantes antes do comparecimento a um dos consulados em São PauloRio de Janeiro e Recife e da embaixada dos EUA em Brasília. Os destinos poderão ser escolhidos pelo solicitante, de acordo com a proximidade do local em que vive ou prazos estipulados.

Quem pretende viajar com os filhos menores de 18 anos para o exterior não pode se esquecer de providenciar documentos de identificação com foto.

Quando a criança estiver acompanhada de apenas um dos pais é preciso ainda apresentar à Polícia Federal uma autorização de viagem assinada pelo pai ou mãe que não for acompanhar o filho com firma reconhecida em cartório, que pode ser por semelhança, realizada nos tabelionatos de notas. O modelo de autorização pode ser obtido no site. Leia mais

Menores de 18

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução n. 131, alterou os procedimentos para a autorização de viagens de crianças e adolescentes ao exterior. Pela nova regra, o reconhecimento de firma nas autorizações de pais ou responsáveis não precisa ser feito na presença de tabelião, passa a se dar por semelhança com o reconhecimento de firma já registrada em cartório. O texto também dispensa a inclusão de fotografia da criança no documento que autoriza a viagem.

Para esclarecer as regras para embarque de menores em voos para exterior, o CNJ produziu cartilha com as principais informações.

A autorização é exigida sempre que crianças e adolescentes brasileiros precisarem viajar para outros países desacompanhados, na companhia de apenas um dos pais ou acompanhados de terceiros. Para autorização de viagem internacional de crianças e adolescentes, preencha o formulário padrão. Leia mais.