Vale a pena fazer um intercâmbio de um mês?

Essa é uma pergunta que sempre escuto… e uma coisa eu sempre aconselho: todo mundo tem que ter uma experiência fora do seu país de origem (e de onde mora), pelo menos uma vez na vida, independente de quanto tempo for (mas não apenas a turismo… vivendo como um local).

E é claro, que no passado, muitas pessoas não tiveram essa oportunidade; seja pelo custo, pelo tempo ou por outras prioridades. Mas, nunca é tarde para recomeçar ne? Hoje existem diversas opções de intercâmbios… e existe também diversas maneiras de você fazer um: estudando, mochilando, aprendendo uma coisa nova, etc. E eu admiro as pessoas mais velhas que se arriscam nesse mundo a fora em busca de novas experiências.

Nas minhas duas últimas viagens para o Canadá (que foi para um intercâmbio curto) conheci alguns brasileiros que estavam na cidade, apenas por quatro semanas (durante o período de férias no trabalho), para estudar inglês e, claro, passear um pouquinho. Inclusive eu era uma dessas! A pergunta é, será que vale a pena estudar apenas por quatro semanas?

A minha resposta é: depende!!! Depende de você, depende do seu foco, da sua motivação e de quanto você quer gastar. Para “abdicar” de 30 dias de férias para ficar pelo menos 4 horas dentro de uma sala de aula (se for tempo integral,mais), acordar cedo todos os dias (essa é a pior parte), ter lição de casa todos os dias e ter que falar outra língua por 24 horas, não é para qualquer um! Principalmente o investimento de um programa de curta duração tende a ser mais caro do que uma longa duração (custo/mês).

Esse custo varia, depende do país e da cidade que você escolher, depende do tempo que ficar, de onde vai morar, de quantas vezes vai viajar no final de semana e do câmbio/moeda. Mas nas minhas estimativas, geralmente se gasta aproximadamente R$ 10 mil para 30 dias (passagem, hospedagem, alimentação e curso).

Então, para quem está pensando em pegar as férias e dar um “up” no inglês, aprender uma nova língua (que isso eu acho que não é muito possível em um mês) ou fazer um curso em um hobbie que você tem (culinária, fotografia, música), aí vão as minhas dicas:

1 – Tenha um objetivo e mantenha o foco;

2 – Tente ficar pelo menos os 30 dias de férias (menos que isso, eu acho que o investimento não vale tanto a pena);

3 – Escolha uma cidade grande (na minha opinião é melhor e você não tem perigo de ficar entediado. Deixe as cidades pequenas para intercâmbios mais longos. Mas tente escolher uma cidade onde você não tenha amigos e nenhum conhecido –porque vai te forçar a conhecer pessoas);

4 – Vá nas aulas (isso parece meio besta né? Mas a verdade é que depois de alguns dias começa a dar preguiça, as festas durante a semana parecem ser mais legais e a vontade de dormir até mais tarde começa a prevalecer –seja persistente)

5 – E aproveite os finais de semana: viaje, conheça novos lugares, saia com pessoas diferentes (nem na nossa casa deixamos de aproveitar o tempo livre né?)