Aparelho fornece energia solar e internet a comunidades isoladas
O que aconteceria se 1 bilhão de pessoas, que ainda hoje vivem off-line, conseguissem se conectar à internet e tivessem mais acesso ao conhecimento? Para a empresa norte-americana Kumbaya, haveria um progresso social e econômico surpreendentes. Para contribuir com isso, ela desenvolveu o zeroXess, um pequeno aparelho que gera energia solar, conecta com rede mundial de computadores e oferece acesso a informações sobre saúde, educação e finanças.
O aparelho é movido a energia solar, portanto pode ser usado por comunidades que estão fora das redes de distribuição de eletricidade ou que têm fonte instável. Pode ser usado, por exemplo, por povoados isolados ou mesmo campos de refugiados. Além de placas fotovoltaicas com 120 watts de potência, vem com uma bateria que permite 28 horas de autonomia.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
- Vem verão! Ar-Condicionado com IA da LG esta com 40%OFF no Esquenta Black Friday
- Estes são os sintomas do transtorno associado ao uso de celular
- Não fique sem bateria! Power banks da Baseus estão com até 45% de desconto
- Dezembro: 5 lugares pra curtir o verão no Brasil sem estourar o orçamento
A energia gerada é suficiente para iluminar quatro lâmpadas LED e para colocar em funcionamento equipamentos médicos, geladeiras pequenas e máquinas de costura elétricas, ou simplesmente para carregar celulares.
O zeroXess vem com seis portas USB para esse fim. A conexão com a internet é de 2 a 3 gigabytes. O aparelho funciona ainda como um roteador wi-fi e permite sincronizar informações com outros aparelhos, via Bluetooth.
O monitor do zeroXess, de dez polegadas, permite acompanhar e controlar a conexão e a energia. Um sensor monitora os níveis de poluentes, como monóxido de carbono e material particulado (pm 2.5), e mostra como estão a temperatura e a umidade relativa do ar no local.
O acesso a informações e conhecimento vem em pelo menos duas formas: receptores para rádio de sinais de TV e também com uma espécie de biblioteca digital, com dados sobre saúde e finanças. Na parte de educação, foi elaborado um método para ensinar crianças e adultos a ler e escrever e noções de matemática. Também tem conteúdo sobre empreendedorismo, agricultura e empoderamento feminino.
A Kumbaya é membro do Pacto Global da ONU, que reúne companhias mundo afora, em torno de iniciativas sustentáveis. Segundo a empresa, o zeroXess é uma solução sustentável, confiável e acessível, que traz energia, conectividade e conhecimento.
A empresa está aberta para potenciais investidores, mas no site também há áreas para quem quiser contribuir com ideias e trabalhar como voluntário.
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.