Bernardo Gradin: a invenção da Cidadania Inteligente

Por: Redação

Com o objetivo de facilitar o empoderamento do brasileiro, Catraca e Livre e Microsoft se unem para criar um guia da cidadania. O nome do projeto foi batizado de “Cidadania Inteligente”.

O projeto vai reconhecer as principais plataformas digitais de apoio à cidadania e à transparência de informações públicas no Brasil e apoiá-las por meio de tecnologias de Inteligência Artificial da Microsoft.

Nesta fase inicial, o projeto faz uma convocação para que o público sugira plataformas digitais que contribuam para dar transparência a informações públicas, como bases de dados, leis, regulamentações e contas públicas, checagem e verificação de notícias, sites de defesa dos direitos de cidadãos e consumidores, agências de divulgação de informação pública e outros.

O site “As Melhores Soluções Sustentáveis” vai mobilizar plataformas e ferramentas que protejam o meio ambiente e estimulem o desenvolvimento sustentável.

As sugestões podem ser enviadas pelo e-mail cidadaniainteligente@catracalivre.com.br

Na fase 2, a partir de 6 de março, uma votação aberta ao público no Catraca Livre vai eleger dez finalistas. A votação finaliza em 30 de março.

Na fase 3, no início de abril, após uma análise dos projetos, cinco vencedores serão selecionados por um júri composto por profissionais da Microsoft e convidados.

Estas cinco iniciativas serão apresentadas a desenvolvedores parceiros da Microsoft, que irão iniciar um trabalho para apresentar sugestões de inovações tecnológicas, inclusive baseadas em Inteligência Artificial, para cada plataforma.

No final, será realizada um hackfest que vai reunir as plataformas e os desenvolvedores para uma imersão nos projetos e evolução com a disponibilização da plataforma de nuvem da Microsoft.

Esse projeto está integrado à campanha “Sou Responsável”, que envolve 100 entidades, entre elas OAB, Cúria Metropolitana e Instituto Ethos.

A ideia do Sou Responsável é estimular o protagonismo do brasileiros, exigindo mais direitos e cumprindo mais deveres.

Compartilhe: