Bicicleta dobrável ‘cresce’ para levar até 60 kg de carga
Modelo dois-em-um desenvolvido na Alemanha transforma a bike-padrão em modelo com suporte para transportar materiais
A bike tem sido a escolha de muita gente para substituir o carro, mas nem sempre é a ideal para quem precisa transportar sacolas, caixas e bolsas. O designer alemão David Maurer-Laube deu um jeito nisso e criou uma bicicleta dobrável, a Convercycle Bike, que passa de um modelo tradicional para um de carga em segundos.
Maurer-Laube desenvolveu o primeiro esboço ainda quando estudante na Universidade de Arte e Design Offenbach, na Alemanha, em 2017. A ideia veio de sua própria necessidade – ele precisava carregar seus materiais para a aula e era difícil fazer isso pedalando uma bicicleta comum.
No entanto, trocar o modelo convencional por um de carga traria problemas. O motivo: os suportes-padrão para bicicleta não são feitos para esse modelo maior.
- Homem também se cuida! Esquenta Black Friday tem produtos para barba, cabelo e bigode com até 65% de desconto
- Passeio guiado gratuito para conhecer a Avenida Paulista a fundo
- Pneu vazio nunca mais! Compressor de ar portátil da Baseus com mais de 50% de desconto e sem taxa de importação
- Tá pegando fogo, bicho! Mini ventilador portátil com até 60% de desconto
A bicicleta dobrável tem o tamanho de uma bike comum de aro 28.
Para se transformar no modelo carga, basta puxar a roda traseira. Aparece então um suporte de 75 cm por 43 cm com capacidade para até 60 kg.
É possível carregar compras, bolsas e cadeirinha de bebê.
No fim do ano passado, Maurer-Laube aumentou o time para desenvolver o produto com o apoio de dois investidores e fez uma campanha de crowdfunding para financiar a primeira produção. Agora, em 2019, já é possível fazer encomendas, que serão entregues a partir de agosto.
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis
Estão disponíveis o modelo tradicional, com cinco velocidades, por 1.099 euros (R$ 4.600, entrega no Brasil) e o elétrico, com bateria removível, por 1.399 euros (R$ 5.900, entrega no Brasil). Ambos são recomendados para pessoas com altura entre 1,58 m e 1,95 m, com até 120 kg.
Até o final de janeiro, haviam sido vendidas 14 bikes tradicionais e 42 elétricas.
O modelo elétrico da bicicleta dobrável tem motor de 250 W e atinge a velocidade máxima de 25 km/h. Esses limites são aceitos nas legislações da União Europeia e dos Estados Unidos.
No Brasil, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece a potência máxima em 350 W e velocidade de até 25 km/h.
Leia também: Bicicleta multiuso leva até 140 quilos de carga