Informar

Bicicleta multiuso leva até 140 quilos de carga

Com miniplataformas, bolsas impermeáveis e até equipamento para debulhar milho ou triturar grãos, Portal Bike ajuda nas tarefas do cotidiano e nos negócios

Por: Redação |

Esta bicicleta multiuso, chamada de Portal Bike, apresenta atributos que vão de úteis a curiosos: primeiro, tem capacidade de transportar até 140 kg de carga, fora o peso do condutor; segundo, é equipada com miniplataformas, grades e uma bolsa elaborada especialmente para facilitar esse transporte; e, além disso, oferece um acessório para debulhar milho ou triturar grãos.

Desenvolvida no Nepal, onde são um importante meio de transporte de pessoas e produtos, os modelos da Portal Bike ajudam os ciclistas a ganhar tempo e até a melhorar os negócios, afirma a empresa que a desenvolveu.

As magrelas vêm com sete marchas, que ajudam na hora de encarar morros e subidas, e reforço no pé ou suporte para apoiá-la na hora de estacionar.

A bicicleta multiuso nepalesa tem apoios laterais para acomodar cargas e passageiros
Crédito: DivulgaçãoA bicicleta multiuso nepalesa tem apoios laterais para acomodar cargas e passageiros

O modelo “long-tail” (cauda longa) pode levar cargas grandes, como butijões de gás e passageiros extras. E tem também a versão “mid-tail” (cauda média), mais curta, para tarefas mais simples. Ambos vêm com plataformas ou apoios laterais, onde as cargas podem ser acomodadas com mais facilidade.

Versão mais curta da bike
Crédito: DivulgaçãoVersão mais curta da bike

Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis

À parte, podem ser adquiridas bolsas impermeáveis, que vêm com bolsos, alças internas e cintos refletores para dar mais segurança à noite.

A bolsa impermeável tem compartimentos e alças internos
Crédito: DivulgaçãoA bolsa impermeável tem compartimentos e alças internos

A empresa também oferece um acessório, chamado Power Take Off, acoplado à roda traseira, que se movimenta quando o ciclista pedala. Esse eixo giratório, por sua vez, pode ser conectado a máquinas de moer grãos ou debulhar milho, também vendido por ela. Nesse caso, a roda traseira fica suspensa com o uso do pé de apoio, e aí a pessoa pode pedalar sem sair do lugar.

A moedora de grãos é acoplada à bicicleta multiuso e acionada pelas pedaladas
A moedora de grãos é acoplada à bicicleta multiuso e acionada pelas pedaladas

A bicicleta multiuso, seja no modelo mais longo ou curto, custa 40 mil rúpias nepalesas (cerca de R$ 1.400), somente para compra no Nepal.

Leia também: Bike adaptada funciona como lavanderia coletiva

Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, presidente da GranBio e especialista em soluções sustentáveis.