Bike-horta comunitária incentiva o cultivo sustentável
Existem muitas iniciativas sustentáveis que visam à melhoria da qualidade de vida nas metrópoles. Entre elas, as hortas urbanas, que aumentam a quantidade de áreas verdes nas cidades, e o uso de meios de transporte que reduzem a emissão de poluentes, caso das bicicletas. Uma empresa de arquitetura industrial de Pequim, na China, conseguiu ir além nesses propósitos ao unir duas ações ecológicas em um projeto só – a Bike Share Farm, ou bicicleta fazenda compartilhada, uma espécie de bike-horta comunitária para espalhar o cultivo de vegetais por regiões com limitação de espaço.
A ideia foi desenvolvida pelo escritório People’s Industrial Design Office (PIDO) durante uma maratona de projetos de inovação realizada em Seul, na Coreia do Sul. O evento durou 72 horas.
Essa fazenda hidropônica – tipo de cultivo feito sem a presença do solo – móvel é composta de uma estrutura triangular de aço apoiada sobre duas bicicletas. Nela, tubos carregam a água para alimentar as plantas que ocupam vasos acomodados ao longo de sua extensão.
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Vale do Café (RJ) é opção para curtir os feriados de abril
- Tecer Cultural reinaugura Cozinha do Gueto com comida típica nordestina neste sábado
Clique aqui e conheça o projeto As Melhores Soluções Sustentáveis.
A energia necessária para o funcionamento desse sistema de irrigação é limpa: provêm de painéis solares acoplados à estrutura.
A mobilidade da horta se propõe a facilitar o envolvimento dos integrantes das comunidades em seu cultivo. Como ela pode ser transportada sem grande esforço, uma vez que a armação é leve, sua manutenção pode ser compartilhada entre os moradores de uma região.
Além de ser um meio alternativo de produção de alimentos, a bike-horta também pode se tornar uma maneira de as pessoas cuidarem da saúde – não apenas comendo melhor mas também conduzindo a plantação, literalmente.Leia também: Dispositivo converte bike comum em elétrica
Curadoria: engenheiro Bernardo Gradin, especialista em soluções sustentáveis.