10 dicas para sua empresa sobreviver aos primeiros anos

Presidente do Sebrae indica 10 medidas para novos empreendedores.

Baseado no censo sobre a mortalidade das empresas brasileiras, divulgada pelo Sebrae no último dia 10, o presidente da instituição, Luiz Barretto, montou uma lista com dicas essenciais para novas empresas.

De acordo com os dados da pesquisa, feita entre 2007 e 2009, de cada 100 empresas abertas, 76 conseguiram se manter após dois anos de operação. O índice é maior se comparado com outros países mas, segundo Barretto, isso não descarta a necessidade de as empresas brasileiras tomarem cuidados especiais em sua fase inicial.

Logo abaixo você acompanha cinco das 10 dicas publicadas no site da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios:

1. Comece preparado
“Antes de iniciar um empreendimento, entenda o mercado em que você vai entrar. Para Barretto, ajuda muito se você tiver afinidade com a área. Pesquise e veja se há alguma oportunidade ou carência a ser suprida, como você vai se diferenciar dos concorrentes e, depois, estude a viabilidade. O plano de negócios e a ajuda de especialistas em gestão de negócios ainda são ferramentas essenciais para qualquer empreendedor, independentemente de sua experiência.”

2. Respeite sua capacidade financeira
“Segundo Barretto, a empresa precisa planejar o seu crescimento de acordo com a realidade de suas finanças. Não adianta dar um salto grande e se afundar em dívidas. É preciso estudar os indicadores de faturamento e de crescimento de sua empresa para saber quando dar o próximo passo. “Você agora é o empresário, e não o empregado. Precisa pensar em médio prazo”, diz. Nesse plano e cronograma, é necessário avaliar os investimentos na própria empresa e a necessidade de manter um capital de giro.”

3. Seja fiel aos seus valores
“Não importa o que aconteça durante esses dois anos, sempre tenha em mente os valores que você idealizou para o seu negócio lá no começo. Isso irá fortalecer sua empresa em momentos difíceis e também ajudará a manter sua identidade íntegra e coesa.”

4. Fique de olho na concorrência
“No momento de seu planejamento, você levará em conta a presença e a natureza dos seus principais concorrentes. Essa análise deverá continuar em todo o desenvolvimento do negócio para que você não perca mercado e feche as portas.”

5. Prospecte novos fornecedores
“Fique de olho nas empresas que fornecem matéria-prima ou serviços para o seu negócio. Preços variam bastante e podem fazer uma grande diferença na hora de contabilizar os gastos. Pesquisas recorrentes ajudam a economizar – sem perder a qualidade, claro.”

A íntegra da matéria está disponível no site da revista.

Por Redação