12 atitudes para nao se render à tentação do “emprego-cilada”

Especialista em Recursos Humanos e colunista do Superela, Gabriele Barboza, te ajuda a não entrar em empregos que vão atrasar a sua vida.

Nem sei se existe esse termo “emprego-cilada”, mas costumo chamar o grupo de empregos que desempregados aceitam no desespero, por não surgir nada melhor, dessa forma. Emprego-cilada, é aquele que você não quer; com ambiente físico pior do que o do seu emprego anterior; em uma localização péssima; muitas vezes até fora da sua área de atuação; mas que você aceita por “não ter opção melhor” ou para “não ficar sem renda”. Não se boicote, por favor.

Sei como essa experiência é complicada e por isso listei 12 dicas para tentar te ajudar a voltar ao mercado de trabalho em grande estilo:

1. DEFINA O QUE VOCÊ NÃO QUER

Isso te ajudará a não se tornar marionete nas mãos de “RH’s urubus”. Sim, infelizmente existem RH’s terceirizados que veem você e seu curriculum como simples objetos. Além de não conversar com você nem por 10 minutos, não avaliam seu perfil, não verificam o perfil que a empresa cliente busca e enviam qualquer pessoa para a vaga, apenas para mostrar serviço.

2. ESCOLHA QUAL ÁREA QUER ATUAR

Se dentro da sua profissão existem diferentes áreas, escolha qual vai querer. Estar disponível no mercado de trabalho com um bom curriculum exige que você tome essa decisão.

3. NÃO VÁ PARA O PRIMEIRO QUE TE CHAMAR

A não ser que esteja dentro do que você deseja. Caso não seja, respire fundo! Agradeça a oportunidade e foque no que você quer. Outras entrevistas surgirão.

4. SE ESTÁ ENTRANDO COM O PENSAMENTO DE FICAR UM TEMPO E SAIR, NÃO DEVERIA NEM ENTRAR

Pra quê perder tempo? Sem falar no pior: a desmotivação virá a cavalo, com galopes intensos e certeiros em sua direção. Isso vai gerar baixa autoestima e uma marca em sua carteira de trabalho. Pense que no trabalho, você passará a maior parte do seu dia. Vale à pena entrar em algo que você deseja e pensa em fazer carreira.

5. SÓ MUDE A ÁREA SE REALMENTE FOR SUA VONTADE

Ficamos desanimados mesmo após uma demissão. Mas isso não deve ser pretexto para você deixar anos e anos de lado por “não ter dado certo”. Dê um tempo, aproveite uns dias em casa. E volte à luta. Apesar da atual situação de recessão no País, só fica desempregado quem se rende a ideia de que “está ruim pra todo mundo”.

6. NÃO SE ACANHE EM NEGAR VAGAS ONDE NÃO SE SENTIU BEM NA ENTREVISTA

Se no primeiro contato, que é a entrevista, não surgiu aquela coisa do “é aqui que quero trabalhar”, sai fora! Não vai dar certo. Você deve sentir empatia pelo local, logo de início. Se não houve a sensação de estar entrando em uma empresa interessante, que te acrescentará e você a ela, é melhor não aceitar a vaga.

7. DEFINA UMA DATA LIMITE

Continue vendo as dicas de 12 atitudes para não se render à tentação do “emprego-cilada

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3