Informar

14 pegadinhas nas perguntas mais comuns de entrevistas de emprego

Conteúdo divulgado em parceria com 99 Jobs

Processos seletivos guardam diferenças entre si, mas algumas perguntinhas sempre aparecem na entrevista (inclusive, já demos algumas dicas aqui) — para o seu desprazer… ou sorte.

A gente selecionou as 14 mais relevantes na nossa opinião, com base numa listinha marota do The Muse, pra você sair deste post referência internacional em responder perguntas comuns pero ordinárias de entrevista.

– Me fala um pouco sobre você.

Em outras palavras, a pessoa quer saber: me mostra o que você tem em comum com a empresa ou com a vaga. Daí que a melhor resposta é pontuar as suas experiências passadas mais relevantes, até chegar ao seu último trabalho, e dizer o que você mais curte fazer/suas áreas de interesse hoje em dia.

– Como você ficou sabendo da vaga?

Se você ficou sabendo por alguém que trabalha na empresa, diga o nome da pessoa. O mesmo se foi por uma plataforma de vagas, Facebook, Youtube etc. Aproveite essa hora pra falar do que chamou a sua atenção para essa posição!

– O que você sabe sobre a empresa?

Pesquisar sobre a empresa antes da entrevista é o mínimo a ser feito. O recrutador não espera que você tenha decorado missão, visão, valores e prêmios da empresa, mas sim entender a sua visão sobre isso. Ou seja, como os seus ideais de vida e seus gostos conversam com a atuação da organização.

– Por que você se interessou pela vaga?

Se não tiver muito interesse para mostrar nesse momento, isso pode significar que você está se candidatando para o trabalho errado. Fale do por que fazer esse trabalho nessa empresa, e não em qualquer outro lugar do mundo. Saber o que a empresa tem de diferentão é parte fundamental da sua pesquisa sobre ela.

Acesse o Inquietaria da 99jobs para continuar lendo

Compartilhe: