27 sites e aplicativos para você encontrar um emprego

Por: Redação

Foi-se a época em que, para arrumar emprego, você acordava cedo, tomava um gole de café apressado, botava o currículo debaixo do braço e, cheio de esperança, saía à caça da primeira oportunidade que aparecesse.

Os tempos mudaram e, levando em conta as facilidades do mundo em conexão, a busca por uma vaga no mercado de trabalho pode ser feita através de um caminho mais simples, objetivo e prático.

Istock/Getty Images
Lista reúne oportunidades de emprego para diferentes áreas e carreiras

Entre as alternativas, você tem à disposição opções como o LinkedIn ou o Reachr, que funcionam como redes sociais que privilegiam a interação entre os usuários e o relacionamento direto com as empresas. Ou mesmo sites criados especificamente para a divulgação de oportunidades como o VAGAS e Catho.

Nesse emaranhando de expectativas, projeção profissional e carreira, confira uma lista de sites e aplicativos que a Revista Exame divulgou nesta terça-feira, 28. Ao todo, 12 serviços online te ajudam a encontrar o melhor caminho para dar adeus à fila do desemprego. Confira!

1. Jooble

Em uma soma das palavras “Job” (emprego, em inglês) e Google (site de pesquisa mais popular do mundo),o Jooble
foi idealizado para tornar a busca por emprego mais precisa. Para isso, oferece um painel de filtros, localizado ao lado esquerdo da tela. Acesse o site do Jooble.

2. HireApp

Voltado para divulgar o trabalho de prestadores de serviços, o HireApp funciona por meio de uma “rede de confiança”. Assim, a partir dos contatos entre os usuários, é possível anunciar o seu perfil profissional para o mercado ou contratar colaboradores para o seu negócio.

3. Reachr

Criada com base em algoritmos que investigam afinidades entre empregadores e candidatos, a plataforma Reachr, criada em 2016, tem um funcionamento semelhante ao  Tinder. Gratuito para a busca de vagas, o aplicativo reúne oportunidades de empresas como  Colgate, Natura e Decathlon.

4. Prolancer

Vagas permanentes e temporárias com foco em trabalhos remotos, tais como como serviços de programação, web design, tradução e redação, em uma plataforma que reúne 165 mil profissionais cadastrados e 20 mil empregadores. Acesse o site do Prolancer.

5. d’hire

O site conecta headhunters, empresas e candidatos e promove processos seletivos online. A inscrição para quem procura emprego é gratuita. Além disso, a plataforma também conta com um fórum para troca de informações entre especialistas em recrutamento e empregadores. Acesse o site da d’hire.

6. Talentix

Site voltado para profissionais das áreas de engenharia e TI, a plataforma produz e hospeda videocurrículos dos candidatos, utilizados para entrevistas ou pré-entrevistas para os recrutadores. A plataforma disponibiliza duas modalidades de uso: uma versão simplificada e gratuita do serviço, ou um pacote pago, que oferece recursos mais elaborados. Acesse o site da Talentix.

7. Maturi Jobs

Inovador, este serviço foi criado para divulgar vagas a profissionais com 50 anos de idade ou mais. Assim, as oportunidades selecionadas são “trabalhos de todos os tipos, que valorizam a experiência das pessoas maduras”. O candidato pode se cadastrar gratuitamente. Para saber mais, conheça a Maturi Jobs.

8. VAGAS.com

Totalmente gratuita para o usuário, a plataforma conta com mais de 3 mil empresas cadastradas. No site, os candidatos encontram serviços que incluem a busca por emprego, alerta de vagas por e-mail, cadastro de currículo e materiais de apoio sobre o seu perfil comportamental. Acesse o site VAGAS.com.

9. LinkedIn

Ao unir rede de relacionamento profissional e networking, o LinkedIn também é usado para a busca de emprego e para apresentar seu perfil profissional ao mercado. Por isso, na plataforma, vale destacar o maior número possível de informações sobre si mesmo, como local de residência, cargo ou nível de escolaridade, universidade onde estudou, porte do empregador atual etc. Em suma, a ideia é: quanto mais palavras-chave adicionados ao seu perfil, mais chances você terá de ser encontrado por um recrutador.

10. CIEE
O Centro de Integração Empresa-Escola funciona a 45 ajudando alunos a ingressarem no mercado. O site funciona como um portal de serviço para alunos e instituições parceiras.

12. Vagas
O site reúne serviços de cadastro de currículos e pesquisa de vagas gratuitos.

13. Guia do Emprego
O site disponibiliza de forma gratuita grande quantidade de informações e dicas valiosas para quem busca empregos e estágios.

14. CEAT
O Centro de Atendimento ao Trabalhador recruta, seleciona e encaminha pessoas de diferentes perfis e carreiras para o mercado de trabalho.

15. Curriculum

Com mais de 50 mil vagas anunciadas, o site oferece cadastro gratuito e envia por e-mail as últimas oportunidades de emprego na área de interesse.

16. Manager
As oportunidades publicadas pelo site são direcionadas à área administrativa. Interessados tem direito a serviço  gratuito pelo período de sete dias.

17. CV Engenharia
Página voltada para quem busca oportunidades na área da engenharia. O candidato pode acessar as vagas e enviar o currículo gratuitamente.

18. Emprego Certo
 Site filtra as vagas por área, região e cargo. O usuário pode utilizar o serviço gratuitamente por até sete dias.

19. Trampos.co
As vagas são voltadas para as áreas de comunicação e tecnologia da informação. Não é preciso fazer cadastro para ter acesso às oportunidades, apenas para concorrer às vagas.

20. BNE
Cadastre seu currículo grátis no BNE – Banco Nacional de Empregos! Site reúne milhares de vagas em empresas de diversos segmentos.

21. InfoJobs
Com 10 milhões de candidatos cadastrados, o site oferece serviço gratuito aos usuários que desejam se candidatar a alguma vaga e gerenciar a sua carreira online.

22. Trabalhando.com
O site conta com mais de 370 mil vagas de emprego na América Latina, Espanha e Portugal e oferece cadastramento gratuito.

23. Indeed
O usuário pode se cadastrar nas mais de 65 mil novas vagas de emprego publicadas na última semana.

24. Ce Viu
Atualmente conta com mais de 16 mil empresas cadastradas, o site disponibiliza oportunidades na área de informática. O cadastro pode ser feito gratuitamente.

25. Catho
Das mais populares plataformas de emprego do país, Catho permite anunciar o currículo gratuitamente por sete dias. O usuário pode também importar dados do Facebook ou do LinkedIn.

26. Profissionais TI
Ideal para profissionais que desejem encontrar vagas de emprego disponíveis na área.

27. APInfo
Disponibiliza um enorme banco de dados com vagas para a área de informática, como programação, desenvolvimento de sistemas, TI, etc.