30 oportunidades imperdíveis para redatores e tradutores freelance

Informar

5 conselhos financeiros para realizar um trabalho bem sucedido

Conteúdo divulgado em parceria com o portal Cronoshare 

Por: Redação | Comunicar erro

Ser autônomo pode ser uma tarefa difícil quando é preciso gerenciar, absolutamente, todos os fatores de seu negócio: o serviço, atendimento e gestão administrativa.

Por isso, a plataforma Cronoshare oferece as melhores dicas para você conseguir ser bem sucedido, a partir de conceitos como planificação financeira, estrutura de custos, liquidez, gestão de tesouraria, financiação a curto prazo e adiantamento do pagamento.

Ajuste a financiação as necessidades do projeto:

Os autônomos com êxito em seus negócios costumam se endividar em um nivel ótimo,  evitando tanto um endividamento excessivo, já que poderão ter dficuldade de conseguir pagar mais para frente, como também a escassez de recursos financeiros que impedem o crecimento e a consolidação do negócio, conduzindo a mediocridade ou até mesmo ao fracasso.

Não tem de ter medo a um certo nível de endividamento sempre e quando  façamos analizado a capacidade do negócio tanto para gerar benefícios que compensam os interesses a pagar como a liquidez necessária em todo momento para ir devolvendo o dinheiro ao banco.

Reprodução
Confira as dicas para abrir seu negócio com segurança e planejamento

Assegure uma estrutura de custos flexíveis:

Para conseguir um negócio autônomo eficaz devemos ter em conta a estrutura de custos que temos e fazê- la  de forma mais flexível e personalizada possível. Na medida do possível que devemos tentar economizar os custos fixos e deixá-los ao mínimo possível para  poder destinar o dinheiro a recursos personalizados para cada tipo de projeto.

Planifique sua liquidez e sua solvência econômica:

Deve planificar bem a tesouraria de seu negócio, realizando uma previsão de encargos e pagamentos que te permita manter sempre  o equilíbrio necessário e antecipar situações de falta de liquidez e por tanto de inadimplência, um dos principais problemas que os autônomos enfrentam e uma das principais  causas do encerramento de seus negócios.

Gerencie muito bem os encargos e os pagamentos:

Nos negócios em que não se cobra à vista  é necessário prestar uma atenção especial. Por um parte terá  que incentivar e/ou pressionar ao seus clientes para que te paguem  o quanto antes, oferecendo descontos e estando em cima deles, e por outra parte terá  que negociar com seus fornecedores para atrasar seus pagamentos até  que você tenha cobrado seus clientes.

Utilize a financiação a curto prazo oferecida pelos bancos:

Para cobrir as lacunas temporais entre seus encargos e pagamentos o normal é recorrer  às linhas  e políticas de crédito ou as linhas de desconto de notas comissórias e cheques. Sai caro, mas evita muitos problemas.Se a lacuna deixa de ser temporal e se torna estrutural, o que necessita é financiação ao longo prazo.

De todas as formas tenha cuidado com as políticas, meça bem sua capacidade para reembolsar a fim de evitar encargos desnecessários e pense que é quase sempre preferível financiamento externo de longo prazo, pois fornece maior estabilidade e muitas vezes  é mais barato. Avalie a opção de ter suas próprias instalações:

Se você tem interesse de comprar o seu próprio escritório,  atente-se  para as seguintes condições:

  • Seu negócio funcionabem, com um ritmo estável de receita e benefícios;
  • O preço do aluguel que paga é somente um pouco
  • menor que a cota mensal do impréstimo que necessita pagar para comprá-lo;
  • Existe certa perspectiva de revalorização, algo que dada a situação do mercado imobiliário, seu imóvel pode sofrer valorização. Isso é um aspecto que tem de medir com muito cuidado atualmente.

Se possui dúvida sobre as finanças de seu negócio e como fazer para ser bem sucedido como um autónomo, a Cronoshare possui profissionais da área de consultoria financeira e coaching que pododerão lhe ajudar com isso. Peça um orçamento personalizado e gratuíto, é muito simples. O sucesso está em suas mãos! ;)

Compartilhe: