Canadá abre as portas para um 1 milhão de imigrantes até 2021

"Com uma população envelhecendo e com baixas taxas de fertilidade, a imigração desempenha um papel importante", destaca relatório do governo canadense

Por: Redação | Comunicar erro

Na contramão das políticas protecionistas que, em todo o mundo, ganham adesão em forma de muros, cercas e criminalização de estrangeiros, o Canadá anunciou uma medida que surpreendeu a comunidade internacional.

Isso porque, até 2021, o país terá como meta receber 1 milhão de imigrantes, segundo plano estipulado pelo Parlamento canadense para os próximos três anos.

Relatório divulgado pelo Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania justifica a campanha. “Com uma população envelhecendo e com baixas taxas de fertilidade, a imigração desempenha um papel importante em assegurar que a população e a força de trabalho do Canadá continuem a crescer”.

Montreal
Crédito: buzbuzzer/iStockUma em cada cinco pessoas que vivem no Canadá nasceu fora do país

Com a proposta, o Canadá pretende receber ainda neste ano 330.800 estrangeiros, 341 mil em 2020 e outros 350 em 2021. O programa inclui vagas para quem está em busca de trabalho, possui familiares no país e refugiados. “O objetivo é manter a qualidade de vida elevada do país. É o segundo maior país do planeta [em extensão territorial] e com uma população muito pequena [cerca de 37 milhões de pessoas], que pode diminuir se não recebermos imigrantes”, afirma Kareem El-Assal, responsável por imigração do centro de pesquisa The Conference Board of Canada.

Apesar disso, o programa leva em conta alguns critérios de qualificação para a chegada de imigrantes, privilegiando um público-alvo específico e capacitado . Segundo dados do ministério, 93% dos imigrantes têm conhecimento de inglês ou francês.

Quero me mudar. Como devo fazer ? 

No site www.canada.ca, os usuários preenchem um formulário que indica sua possibilidade se tornar candidato a um plano de imigração, já que o país deve aceitar com facilidade apenas pessoas com qualificação.

Entre as perguntas apontadas no questionário, os interessados responderão a tópicos como nacionalidade, idade, nível de inglês ou francês, quantos membros sua família possui, nível de educação, experiência de trabalho, renda e detalhes sobre qualquer oferta de emprego que você tenha no Canadá. Com informações da Folha de S. Paulo. 

Compartilhe:

1 / 3
1
02:02
O que as pessoas estão fazendo para superar o desemprego em São Paulo
Conversamos com diversas pessoas para entender as principais dificuldades para encontrar uma oportunidade de trabalho em São Paulo. Elas também …
2
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista. Gostou? Deixe um like e …
3
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …