Como criar um anúncio de vaga que atraia candidatos ideais

Encontrar profissionais ideais para preencher um cargo na sua empresa nem sempre é fácil

Encontrar profissionais ideais para preencher um cargo na sua empresa nem sempre é fácil. Desde a criação de um anúncio, procura por candidatos, triagem e até a seleção, é um caminho extenso. Mas ele não precisa ser doloroso.

O anúncio de vaga é a etapa principal da seleção. É nela que você dará as informações essenciais sobre a sua vaga, para que os candidatos entendam as funções que poderão exercer, se eles se encaixam no perfil, e que os convence se aplicar para a vaga. Afinal, sem candidaturas, não há seleção.

Ok, mas como escrever um anúncio de vaga incrível?

Selecionamos os elementos e informações essenciais para que a sua vaga, além de ser atraente, seja informativa o suficiente para evitar candidatos que se cadastram, mas não tem nada a ver com a área:

COMO CRIAR UM ANÚNCIO DE VAGA PERFEITO

Título da vaga

É com o título que o(a) candidato(a) escolhe ou não se quer abrir a oportunidade e ler a descrição da vaga. Aqui vão algumas recomendações para criar um título que atraia candidatos ideais:

1. Use títulos precisos

Títulos compridos podem afastar os candidatos. Informe o cargo que será ocupado e deixe os detalhes da vaga para a descrição.

✕: Analista de Marketing Expert em E-mail Marketing para Agência de Publicidade em São Paulo
✓: Analista de Marketing

2. Evite termos enigmáticos

Para a hierarquia de muitas empresas, faz todo o sentido o título da vaga ser “Repórter II”, mas para muitas pessoas, pode ser confuso e até atrapalhar durante busca. Prefira os termos Júnior, Pleno ou Sênior, que são mais gerais e de conhecimento público.

✕: Analista de Performance III
✓: Desenvolvedor(a) PHP Pleno

3. Escolha nomes claros para a função

Quando publicar um nome da vaga, pense como um candidato: você procuraria em plataformas de vagas por “Vendedor Top de Linha” ou “Representante de Vendas”? Prefira também títulos que descrevam o cargo que o candidato irá ocupar ao invés das tarefas que irá realizar.

✕: Redator/Jornalista para jornal e site
✓: Redator(a)

4. Cuidado com nomes “engraçadinhos”

Muitas empresas acrescentam termos divertidos, como reflexo do perfil e dos valores da empresa (como Programador Ninja ou Analista de SEO Fera), e não há problema algum nisso! Só tome cuidado para não soar bobo, confuso, tirar a credibilidade ou prejudicar a pesquisa pelo nome da vaga.

OBS: Cuidado com o peso das palavras. Um “Gênio em Programação” é um cara bem f#@& na área, ou seja, deveria receber um salário igualmente f#@&.

5. Não coloque mais de um cargo no título

Além de prejudicar as candidaturas, passa a ideia de que o candidato vai preencher uma vaga que na verdade deveriam ser vários cargos. Se você procura, por exemplo, alguém que entenda de Design e Programação, talvez o nome certo seja Web Designer.

✕: Designer / Programador / Conteúdo
✓: Web Designer Pleno
✓: Desenvolvedor(a) Front-end Sênior
✓: Redator(a) Freelancer

DICA: Confira nossos Guias de Profissões para conferir nomes de cargos mais precisos para a vaga que você vai anunciar

6. Considere títulos alternativos

Para adequar sua oportunidade à busca dos candidatos, se coloque no lugar deles. Lembre-se de considerar as seguintes questões:

– Quais termos são os mais procurados por candidatos na área?
– Há títulos alternativos para o trampo que as pessoas possam utilizar para descrevê-la?
– Profissionais da área conhecem esse cargo por outro nome, mais popular?
– Há abreviações para o título da vaga que muitas pessoas utilizam?
Depois das considerações, selecione os títulos mais populares e relevantes para usar em seu anúncio de emprego.

Descrição da vaga

Você acertou no título e profissionais abriram a sua vaga. YES! Agora, é a hora que você precisa despertar o interesse de possíveis candidatos e contar um pouco sobre a sua empresa, ao mesmo tempo que explica tudo sobre as funções do cargo.

A descrição (job description) de um trampo é mais do que detalhes do anúncio de vaga, é um anúncio da empresa para o candidato. É como se os candidatos fossem clientes que você precisa convencer antes de se aplicarem.

1. Seja sucinto

“Escrever é a arte de cortar palavras”, já dizia Carlos Drummond de Andrade. Explique resumidamente as atividades que ele irá exercer. Se a lista tem mais de 20 itens, das duas uma: ou o candidato vai se aplicar sem ler até o final, ou terá medo de se candidatar e ter sobrecarga de funções.

2. Torne a descrição atraente

Torne o texto chamativo para que o candidato entenda mais sobre a empresa e porque seria legal trabalhar nela. Ninguém vai comprar que a empresa é bacana e moderna se a linguagem for séria demais – e vice-versa.

Conte também sobre a importância do cargo. Lembre-se: o(a) profissional quer saber de que tipo de empresas e realizações ele fará parte – algo que tenha propósito e significado. Aborde as principais funções e responsabilidades do trampo, mas, também, mencione como isso contribui para a missão da empresa.

3. Seja honesto

Não é porque a descrição tenha que ser atraente que você possa florear demais o anúncio. A única forma de garantir que você vai atrair é sendo direto em relação a função que irá ocupar e atividades que irá exercer, evitando eufemismos.

✕: Goste de trabalhar duro
✓: Pode precisar viajar a trabalho

4. Otimize a descrição para ferramentas de pesquisa

Para ser encontrado com mais facilidade, lembre-se que nem todos os candidatos procuram pelos mesmos termos. Se necessário, utilize o Google AdWords para identificar as melhores palavras-chave para sua descrição.

✕: profissional de vendas
✓: profissional para vendas de serviços financeiros

Tenha em mente que quanto mais genérica forem as palavras-chave, mais a sua descrição da vaga irá competir com a de oportunidades similares. Outros tipos de frases-chave a serem consideradas:

– Frases de campanhas de marketing que sejam familiares aos candidatos.
– Ferramentas, softwares ou acrônimos importantes para o cargo e para a empresa.

Requisitos

Aqui vão as características e qualificações que diferenciam o candidato ideal dos demais. Os requisitos podem incluir:

  • Conhecimentos técnicos
  • Educação necessária
  • Conhecimentos de ferramentas e recursos específicos
  • Certificações
  • Experiência necessária

Confira algumas dicas para descrever os requisitos que vão te ajudar a encontrar o candidato ideal (e o que evitar):

1. Saiba quais requisitos você pode exigir

Talvez esse seja o item mais importante de todos. Quando pensamos nos requisitos, geralmente pensamos no candidato perfeito e descrevemos essas características. Mas tome cuidado para não incluir requisitos proibidos por lei.

“Não é permitida a publicação de itens discriminatórios nos anúncios de emprego, tais como sexo, idade, raça, religião, condições de saúde, opção sexual, opinião política, nacionalidade, origem social, restrição creditícia ou comprovação de experiência profissional superior a seis meses”.

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