Como empreendedores podem se livrar do spam para vender mais

Descubra como você pode usar e-mail marketing na sua estratégia de vendas: confira algumas dicas imperdíveis

Uma boa estratégia de e-mail marketing deve ter pontos bem definidos: um layout que chame a atenção, um assunto relevante para o seu público-alvo e um conteúdo relevante que traga complementos. Porém, nada disso terá efeito se o e-mail for parar direto na caixa de spam.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da nossa parceira Return Path, cerca de 20% dos e-mails marketings são perdidos justamente por conta dos filtros anti-spam.

  • Filtros anti-spam: o que são? Como funcionam?

O filtro anti-spam é uma ferramenta que utiliza uma série de critérios para determinar se aquela mensagem é, de fato, relevante para o usuário. Existem vários filtros diferentes: alguns analisam a estrutura dos textos do e-mail, palavras específicas e outros analisam o servidor do e-mail para avaliação de reputação. Também existem os firewalls, que são filtros contratados por empresas para avaliar a frequência de envios de e-mails ao servidor.

  • Driblando os filtros anti-spam

Pode não parecer, mas os filtros anti-spam podem ajudá-lo a se destacar dos concorrentes, pois, ao entender o “inimigo” fica mais fácil trabalhar com as estratégias corretas para combatê-lo.

  • Algumas dicas: 

A primeira dica – e talvez uma das mais importantes – é investir em uma boa base de dados. E quando falamos de investimento, não é a compra de uma lista de e-mails pronta, mas sim trabalhar para que sua base seja sempre atualizada e com clientes que realmente tenham interesse naquele conteúdo.

Divulgação
Crédito: Getty Images/iStockphoto“Para se ter uma ideia, de acordo com dados da nossa parceira Return Path, cerca de 20% dos e-mails marketings são perdidos justamente por conta dos filtros anti-spam”

Falando em conteúdo, esta é a dica de ouro número dois. Conteúdo diferenciado é fundamental para que sua campanha seja bem sucedida. Pensar na estrutura do e-mail, com equilíbrio entre imagens e textos, trazer informações relevantes e de interesse para o seu público, entender suas dores e desejos para oferecer algo relevante são ações fundamentais na busca pelo sucesso.

Outros macetes 

Preste atenção também às palavras usadas e à pontuação. Citações como “Ligue agora!”, “Isso não é spam”, “Oportunidade” são automaticamente ligadas à mensagens de spam. E-mails com muitos pontos de exclamação e imagens também são barrados pelos filtros.

Usar uma boa ferramenta de envio de e-mail marketing, com inteligência de software, também é fundamental para entender o cliente. Os relatórios sobre taxas de abertura e sobre e-mails inativos podem ajudá-lo a manter sua base limpa, atualizada e, com a interpretação certa, podem auxiliá-lo a entender os padrões de comportamento do público-alvo de cada ação.

Para conhecer mais sobre as nossas soluções para relacionamento digital, como envio de email marketing, SMS e landing page acesse akna.com.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:15
Bolsonaro recuará na indicação de Eduardo para embaixada ?
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admite, pela primeira vez, que existe a possibilidade dele não indicar seu filho, o deputado …
2
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …
3
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
4
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
5
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
6
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
7
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
8
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …