13 dicas de ouro de como falar em público sem medo

O site Psychology Today mostra que de três a cada quatro pessoas têm medo de falar em público

Por: Redação | Comunicar erro

Você tem medo de falar em público? Se sim, acredite: você não está sozinho. Este é um dos problemas que mais afetam profissionais e estudantes no decorrer de sua carreira. E não tem como fugir, cedo ou tarde, você vai precisar apresentar seu TCC, participar de uma dinâmica de grupo e mais para frente liderar uma reunião importante, apresentar um projeto ou um trabalho que trarão bons negócios para empresa em que você trabalha. É nesse momento que o medo toma conta e muita gente simplesmente trava.

De acordo com o site Psychology Today, três a cada quatro pessoas têm medo de falar em público. Sendo assim, seja você um aluno que está dando os primeiros passos no mercado de trabalho, ou um profissional competente, mas que vive quietinho para não ser chamado a apresentar alguma ideia para todos, é preciso vencer esse medo.

Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos algumas sugestões do que você pode fazer antes da apresentação, para se preparar e ficar mais tranquilo. Além disso, como estruturar sua linha de raciocínio de modo claro, para que seu público compreenda o que você está apresentando. Por fim, dicas de oratória para prender a atenção do público. Confira e boa apresentação:

Antes da apresentação

Como falar em público
Crédito: iStockAo adequar seu discurso ao público ouvinte você tem mais chances de obter sucesso na sua apresentação

1) Prepare-se

Ter domínio sobre o assunto que você vai apresentar, te dará mais segurança. Portanto dedique-se a estudar sobre o que você vai apresentar e assim aumente sua bagagem de conhecimento sobre o tema. Se você já o domina, ótimo! Siga direto para o próximo passo.

2) Descubra o público

Procure saber quem será o seu público. Com quem você vai falar e por quê? Fique curioso. Investigue sobre o quanto o público sabe do assunto. Afinal, no seu dia a dia você não usa com o seu chefe a mesma comunicação que usa com seu filho de 3 anos, não é mesmo? Pois então, a mesma ideia é válida na hora de você falar em público.

Tente descobrir minimamente como é o perfil das pessoas que estarão presentes: a idade, o nível de conhecimento do assunto que você vai apresentar. Com isso você vai poder se preparar melhor, adaptar seu discurso, de modo que ele fique interessante. Ser mais didático ou tratar o tema de forma mais aprofundada. Saber também se você pode usar termos mais técnicos (dependendo do tema da apresentação), ou termos mais básicos.

3) Mapeie suas aptidões

O aforismo grego “Conhece a ti mesmo”, de Delfos cai como uma luva. Saiba quais são suas características principais. É o humor, a paciência de explicar cada detalhe, a simpatia, o entusiasmo, enfim. Descubra suas características e use-as a seu favor para se comunicar.

Durante a apresentação

como falar em público
Crédito: iStockCom algumas estratégias é possível superar o medo e melhorar seu discurso para apresentá-lo ao público
  • Como estruturar a apresentação

4) Apresente um resumo

Seja breve nessa parte inicial: esclareça o objetivo da apresentação e alguns temas que serão abordados. Sempre de forma sucinta e se possível conectada com a realidade socioeconômica das pessoas que estão presentes. Com isso, as chances do público se interessar pelo que você tem a dizer podem ser maiores.

5) Coloque seu pensamento de modo contínuo

Ao invés de simplesmente deixar escapar o que você precisa dizer, pense como um professor. Qual é a melhor maneira de se organizar e transmitir sua informação? Como você pode reunir todas essas informações para que elas tenham sentido e sejam compreensíveis?

6) Ligue os pontos

Passe a informação de um modo claro para que seus ouvintes entendam por que o que você está ensinando realmente importa. Sempre que possível chame a atenção sobre algo que você apresentou minutos antes, de modo que fique claro o assunto para os participantes.

7) Você não precisa ser especialista em tudo

Se ocorrer de alguém da plateia apresentar uma questão que você não saiba explicar, é normal dizer “eu não tenho conhecimento sobre isso, mas verei pra você”. Não se sinta péssimo por isso, ninguém sabe tudo.

  • Dicas de oratória

8) Calibre a sua voz

As pessoas precisam entender o que você fala. Procure não falar nem tão baixo, nem tão alto, para que seja agradável aos seus interlocutores. Sempre pronuncie as palavras de forma clara, sem atropelamentos. Tente fazer uma apresentação com energia e entusiasmo para contagiar sua plateia. Uma dica é você fazer uma apresentação em casa, gravar, depois ouvir para corrigir os pontos que podem ser melhorados.

9)  Faça pausas curtas

Imagine você falando sem parar durar a apresentação de uma hora: você e a plateia ficarão cansados. As pausas criam expectativa no público. Por isso, as pautas curtas são tão importantes. Intercale falar mais rápido em alguns momentos e fazer algumas pausas em outros, depois volte a falar de forma mais dinâmica.

10) Use o humor

Se o público, o tema e o ambiente permitirem procure sempre usar um tom mais descontraído e bem-humorado. O que não significa que você fará piadinhas sem graça o tempo inteiro, certo? Use na medida.

11) Cuidado com a expressão corporal

Vários estudos comprovam que o corpo fala. Então procure não ficar, nem como uma estátua imóvel e tampouco como um cantor de rock andando de um lado para o outro no palco. Encontre um meio-termo. Movimente-se, de modo a chamar a atenção para alguma informação que está sendo apresentada. Fique atento para não passar a maior parte com os braços cruzados, as mãos dentro dos bolsos, ou mexendo no cabelo, demonstrando nervosismo e inseguranaça.

12) Atenção para não ser repetitivo

Algumas pessoas quando ficam nervosas falam várias vezes a mesma palavra. Exemplos: “ah, tipo assim”, “né? né? né?”, “tudo bem?”. Você pode se valer de repetir alguns termos para chamar a atenção do público. Mas cuidado para não deixar que o nervosismo tome conta da sua fala e destrua todo preparo que você teve antes de se apresentar.

13) Seja natural

Ao ser espontâneo, você aumenta as chances de ter empatia com o público. Aí mesmo que alguns erros sejam cometidos, eles não ganham tanta relevância.

A Sociedade Brasileira de Coach organizou em um infográfico informações importantes que vão te ajudar quando você tiver que falar em público. Confira abaixo:

Infográfico Motivar sem gastos

Infográfico: Confira o infográfico sobre Como falar bem em público | Sociedade Brasileira de Coaching.

Cadastre-se aqui e fique por dentro das melhores dicas do Catraca Livre.

Compartilhe:

1 / 3
1
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …
2
02:02
O que as pessoas estão fazendo para superar o desemprego em São Paulo
Conversamos com diversas pessoas para entender as principais dificuldades para encontrar uma oportunidade de trabalho em São Paulo. Elas também …
3
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista. Gostou? Deixe um like e …